O Festival “Encontros do DeVIR” marca novamente presença, pela terceira vez este ano, no palco do Cine-Teatro Louletano, desta feita com seis momentos num só dia, esta sexta-feira, 5 de abril, a partir das 21h30.
A noite será preenchida com duas apresentações de dança, o recital de um poema, duas exibições cinematográficas e a projeção de um documentário, refere nota do Município louletano.
Assim, “Stepping Stones”, o dueto criado por Redouan Ait Chitt com Jeroen van der Linden (Holanda), irá revelar o percurso de dois bailarinos que se distinguem pela sua fisicalidade. A cumplicidade é o trampolim que lhes tem permitido ultrapassar com sucesso os desafios inerentes a um percurso que funde a dança urbana e a dança contemporânea.
Já “Aqua” foi criado em 2016 por Chey Jurado, premiado bailarino a nível internacional, que cruza as danças urbanas e a dança contemporânea. Este solo, que tem vindo a ser apresentado por todo o mundo, vive da fisicalidade do intérprete, e permite ao espetador submergir-se nas diferentes maneiras de decifrar o elemento-água através do movimento.
As duas animações assinadas por Fabio Friedli, “Bon Voyage” e “In a Nut Shell”, apresentam um olhar sobre o modo como a Europa recebe os refugiados, e a tentativa de capturar o mundo numa casca de noz, da mais pequena semente até à guerra, da indiferença ao apocalipse.
No galardoado documentário “Irregulars”, Fabio Palmieri aborda de forma poética a brutalidade da viagem que, a cada ano, é enfrentada por 40000 pessoas de África, Ásia e Médio Oriente, ao tentar cruzar o Mar Mediterrâneo.
Esta noite haverá ainda lugar para a leitura, pela atriz Carolina Santos, de um texto inédito de Hélia Correia, produzido em resposta ao convite que a organização da 5ª edição dos “Encontros do DeVIR” endereçou à escritora, com ilustração em tempo real por Richard Câmara.
A autarquia recorda ainda que nesta 5ª edição dos “Encontros do DeVIR” serão apresentadas 41 criações, 52 reflexões por pensadores, investigadores e criadores nacionais e internacionais de diferentes áreas, de Samuel Lefeuvre a Erna Ómarsdóttir, do ativista Luaty Beirão ao chairman da UNESCO Suleiman Baraka, de Hillel Kogan em We love arabs, à dupla Sofia Dias/Vítor Roriz, que respondem a uma encomenda de criação, passando por Hélia Correia, que produziu um texto inédito, e por muitos outros que dão uso à palavra de(a)nunciar.
Iniciativa cofinanciada pelo Programa 365 Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Lagos, os “Encontros do DeVIR” são organizados pela DeVIR | CAPa, estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes.