Cultura

Cinema francês está de regresso ao Museu de Portimão

A primeira película é a comédia “Pétaouchnok” (Foto CM Portimão)
A primeira película é a comédia “Pétaouchnok” (Foto CM Portimão)  
O Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da sexta edição da iniciativa “O Filme Francês do Mês”, que está de regresso à cidade no dia 25 de janeiro e se prolonga até setembro, sempre às 21h00 e com entrada gratuita.

PUB
A programação reúne sete filmes "que, na sua diversidade, constroem uma boa amostragem do cinema francês contemporâneo, ao sugerirem uma estimulante ideia de prospetiva de uma geração de cineastas", lê-se em nota da autarquia de Portimão.
 
“O Filme Francês do Mês” tem como objetivo proporcionar ao público, um vasto leque de emoções e de temas de reflexão, através de comédias, dramas, romances e documentários.
 
Promovido conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve, o Institut Français e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), além de divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière, o ciclo também visa atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem na região ou passam férias no Algarve.
 
A primeira película é a comédia “Pétaouchnok”, realizada por Edouard Deluc em 2022 e será exibida a 25 de janeiro, a partir das 21h00, no auditório do Museu de Portimão.
 
Com a duração de hora e meia, o filme fala sobre dois amigos que vivem nos Pirinéus, e que têm a ideia do século para sair da sua precariedade: iniciar uma cavalgada fantástica no meio da montanha, dirigida a turistas com falta de natureza, de silêncio e de aventura.
 
Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português, nas seguintes datas: 25 de janeiro – “Pétaouchnok”, de Edouard Deluc; 29 de fevereiro – " Eugénie Grandet” de Marc Dugain; 28 de março – “Au nom de la terre”, de Edouard Bergeon; 18 de abril – “Les goûts et les couleurs”, de Michel Leclerc; 29 de maio - “La Fracture”, de Catherine Corsini; 27 de junho – “À l’abordage”, de Guillaume Brac ; e 26 de setembro – “La page blanche” -de Murielle Magellan.
 
A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação sem fins lucrativos com o objeto de divulgar da língua e da cultura francesas, fazendo parte das suas atividades o ensino do francês e do português para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.
 
Em março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando estreitar os laços culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “O Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão, também abrangendo a partir deste ano as cidades de Loulé e Faro, explica nota do município.