Cultura

Cineteatro António Pinheiro em Tavira reabre após longa requalificação

Foto - CM Tavira
Foto - CM Tavira  
O Cineteatro António Pinheiro, em Tavira, renomeado como Teatro Municipal António Pinheiro, vai voltar a acolher espetáculos no sábado após uma longa reabilitação, com uma apresentação da cantora Viviane com a Banda Musical de Tavira, anunciou o município.

PUB

A reabertura da sala de espetáculos acontece depois de vários anos de obras de reabilitação, lançadas em 2019 pelo então presidente da Câmara Jorge Botelho e sofreram vários atrasos, devido a trabalhos arqueológicos, à pandemia de covid-19, a dificuldades dos promotores ou no abastecimento de materiais.

“Após uma requalificação profunda, o Teatro Municipal António Pinheiro abre as portas a Tavira e à região [do Algarve], no dia 27 de setembro, devolvendo à comunidade um dos seus espaços culturais mais emblemáticos”, destacou o município num comunicado.

A autarquia considerou que a reabertura da sala permite “o retomar das práticas culturais” e “o reencontro com as artes”, tendo preparado para a primeira temporada artística uma programação “plural e ambiciosa, pensada para todas as idades e público, onde tradição e modernidade se encontram e dialogam”.

A Câmara de Tavira informou que o espetáculo em cena no sábado é destinado a convidados, enquanto no domingo será a vez de o público geral poder assistir à apresentação da cantora e da banda tavirenses, de forma gratuita, mas com limite de acesso a dois bilhetes por pessoa.

O espetáculo preparado por Viviane com a Banda Musical de Tavira para a reabertura oficial do Teatro Municipal António Pinheiro foi encomendado pelo município, que classificou a cantora como “uma das vozes mais carismáticas da música portuguesa”.

A autarquia destacou também que a Banda Musical de Tavira “celebra, este ano, o seu centenário”, pelo que a junção dos dois em palco proporcionará aos espetadores “um encontro único, que alia a tradição enraizada de uma instituição centenária à criatividade contemporânea de uma artista reconhecida nacionalmente”.

A cantora lírica Sofia Escobar (quarta-feira), a Orquestra do Algarve (quinta-feira), Capitão Fausto (26 de outubro), Nena (02 de novembro) ou A Garota Não (29 de novembro) são nomes que também integram a programação da principal sala de espetáculos da cidade algarvia nesta temporada de reabertura.

O teatro também vai fazer parte da programação, com Fernando Mendes (18 de outubro) a levar à cena a comédia de revista “Insónia” e com Ruy de Carvalho (24 de outubro) a apresentar o espetáculo homenagem “Ruy, História de(Vida)”, no dia em que “se assinala o aniversário da inauguração do Teatro em 1917”, sublinhou a Câmara de Tavira.

A Companhia Nacional de Bailado (31 de outubro), “passados mais de 20 anos, volta a Tavira” com o espetáculo ‘Quatro Cantos num Soneto / Minus 16’”, referiu também o município.

Em 06 de novembro, a cidade vai acolher pela primeira vez uma ópera completa (“La Traviata”, de Giuseppe Verdi), pela Companhia Opera2001 e o Coro Lírico Siciliano.

Espetáculos envolvendo a comunidade artística local ou artistas de renome internacional também vão estar presentes na programação, que em dezembro recebe o Concerto de Natal da Glenn Miller Orchestra e o bailado “O Quebra-Nozes”, conta com exposições no ‘foyer’ do teatro e prevê visitas guiadas às zonas a que o público habitualmente não acede, referiu.

“O cinema manterá a sua presença regular, com as segundas de cinema, dedicadas ao cinema comercial e a programação do Cineclube de Tavira, focada em cinematografias de autor e alternativas. Em novembro, Tavira volta a integrar a Festa do Cinema Francês, trazendo ao público o melhor da produção contemporânea francesa”, assinalou também a Câmara.