No âmbito dos 90 anos da sua programação, o Cineteatro Louletano apresenta um novo ciclo a que chamou “Implikação”, numa visão comprometida entre a sua programação artística e a atualidade sociopolítica e cultural.
A estreia deste ciclo está marcada para esta segunda-feira, 3 de fevereiro, pelas 18h00, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, com um debate sobre a Europa – primeiro tema escolhido – em que participam o encenador Jacinto Lucas Pires, (escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música), o professor universitário João Guerreiro e a antropóloga Eglantina Monteiro, salienta nota da Câmara de Loulé.
O debate abre uma semana em que haverá igualmente uma performance, intitulada “Isto só neste país”, na área do humor com o conhecido Hugo van der Ding, a acontecer no dia 4 de fevereiro, pelas 21h30, também no Auditório do Solar, e ainda a estreia a sul da peça “Canto da Europa”, de Jacinto Lucas Pires – da qual o Cineteatro Louletano é coprodutor juntamente com a Ninguém, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Aveirense –, a realizar a 7 de fevereiro pelas 21h30 no Cineteatro.
Sobre este ciclo, o Cineteatro Louletano acrescenta que se estenderá até 2021, (quando comemora 10 anos sobre a sua reinauguração).
Estão assim agendadas várias peças, sempre em estreia a sul do país, das quais o Cine-Teatro é coprodutor, "assinadas por encenadores reconhecidos mas também por figuras em afirmação crescente no panorama nacional", lê-se na nota do Município.
Se neste semestre os temas abordados são a Europa, as Fake News/Ética, o Turismo (problemática da gentrificação) e a burocracia no universo dos apoios à Cultura, seguir-se-ão posteriormente outros tópicos como as novas tecnologias, o papel do trabalho no quotidiano, o dinheiro, os refugiados, a igualdade de género, entre outros exemplos.
A par da apresentação das peças, está prevista, para cada temática, uma programação paralela que inclui debates com convidados especiais, visionamento de filmes, conversas com as equipas artísticas após os espetáculos, performances e oficinas para a comunidade escolar.
O debate tem a duração aproximada de 120 minutos, com entrada livre limitada à lotação da sala e dirige-se ao público em geral.