Cultura

Cineteatro Louletano promete programação "diversificada e adaptada a diferentes públicos" no mês do Natal

Foto|D.R (Capicua)
Foto|D.R (Capicua)  
Recorde-se que o Cineteatro Louletano, aderiu este ano à nova Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, bem como à Rede de Programação Acessível, proporcionando espetáculos com interpretação de Língua Gestual Portuguesa, para pessoas surdas e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Logo a 5 de dezembro, pelas 17h00, recebe a VI Gala dos Fadistas Louletanos, um “clássico” que junta em palco os talentos do concelho e que reúne, pela mão do músico Valentim Filipe, um lote de fadistas reconhecidos com a presença, entre outros, de Isa de Brito, César Matoso, André Catarino e Rui de Sousa.
 
A 7 de dezembro, surge Capicua, com o seu novo álbum “Madrepérola”, que conquistou o público e a crítica em 2020.
 
A meio do mês, a 15, o Auditório do Solar da Música Nova recebe às 21h00 o Filme Francês do Mês, desta feita com “Damien veut changer le monde”, de 2019, de Franck Gastambide e Mélissa Sozen, "que nos diz que às vezes é importante abdicar de uma vida tranquila e lutar por aquilo em que acreditamos, fazendo valer os nossos princípios e ajudando outras pessoas", lê-se na nota enviada pelo Município de Loulé.
 
A 18, sábado, a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve - e a CTA, Companhia de Teatro de Almada trazem a Loulé um tema que toca muitas famílias em Portugal, a Guerra Colonial portuguesa. Com texto e encenação de Rodrigo Francisco, “Um Gajo nunca mais é a mesma coisa”.
 
No dia seguinte, a 19, o Cineteatro Louletano, dá lugar a um concerto que esteve agendado para setembro, adiado devido ao luto nacional pelo presidente Jorge Sampaio. Júlio Resende vem a Loulé apresentar uma incursão pelo fado mas com toques de jazz, com “Fado Jazz Ensemble”. Com 9 temas originais compostos por Júlio Resende, este trabalho contou com a participação de músicos como Alexandre Frazão na bateria, André Rosinha no contrabaixo e Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa. O concerto conta ainda com um gesto inédito. Júlio Resende é o único artista autorizado para utilizar a voz de Amália Rodrigues num dueto (im)possível entre Resende e a Diva do Fado no tema “Medo”.
 
 
No mesmo dia, mas desta vez em Quarteira, há o tradicional Concerto de Natal na Igreja de S. Pedro do Mar, pelas 16h00, pelas mãos da Orquestra Clássica do Sul. Repertório de Coleridge Taylor, Wilcocks, Tchaikovsky, Handel e Bizet, entre outros, com o Maestro convidado Luís Machado. 
 
Por fim, já no novo ano, e para manter a tradição, a 1 de janeiro, a Orquestra Clássica do Sul apresenta dois concertos no Cineteatro Louletano, pelas 16h00 e pelas 19h00 no espetáculo de Ano Novo. Obras de Strauss, Donizetti, Gounod e Léhar, serão dirigidas pelo Maestro Titular da OCS, Rui Pinheiro, com a participação da Soprano Nataliya Stepanska. 
 
Com uma programação de referência, o CTL aderiu este ano à nova Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, bem como à Rede de Programação Acessível, proporcionando espetáculos com interpretação de Língua Gestual Portuguesa, para pessoas surdas e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual. O CTL é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, e é também um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.