Sociedade

Cineteatro Louletano renovou website com aposta na acessibilidade e na partilha de informação

O Cineteatro Louletano renovou o website com uma versão modernizada.

PUB
Em nota emitida, o Município de Loulé destaca que o novo site incorpora uma área nova, a da Mediação, área de proximidade com os vários públicos, escolas, companhias e artistas e associações locais, entre outros. Parte integrante da programação do Cineteatro, a área da Mediação promove iniciativas dedicadas a públicos específicos, nomeadamente a arte para a infância, mas também ajuda à promoção de residências artísticas, destinadas à criação de Arte. 
 
Em termos de funcionalidades, a nova página disponibiliza um calendário que facilita a seleção de um ou mais eventos, permitindo visualizar, por exemplo, o que vai acontecer numa semana em particular. Cada espetáculo é também passível de ser adicionado ao calendário privado dos/das utentes, quer utilizando uma conta Google (calendário Google), quer para quem usa iPhones (Apple Calendar) ou ainda importando a informação do evento para o calendário do Outlook, da Microsoft.
 
Para além de toda a informação sobre os espetáculos, disponibiliza agora de forma automática os descontos disponíveis (ex: Cartão de Amigo, 30% para Acompanhante de Pessoa com Necessidades Específicas, Maiores de 65 Anos e Menores de 25 Anos, entre outros), permitindo uma ligação direta à bilheteira online para a aquisição de ingressos.
 
Outro destaque é que o novo site, inclui uma ferramenta que facilita o acesso por parte de pessoas com necessidades específicas, tais como pessoas com algumas deficiências visuais, pessoas daltónicas ou pessoas com dislexia. 
 
Recorde-se que o Cineteatro Louletano integra desde 2021 a nova Rede de Teatros com Programação Acessível, promovida pela Acesso Cultura e englobando espetáculos com Língua Gestual Portuguesa (para S/surdos – com “S” maiúsculo são surdos que falam LGP) e com Audiodescrição, para pessoas com deficiências de visão. Fazem parte desta rede, para além do Cineteatro Louletano, o teatro A Oficina (Guimarães), o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo), o Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal) e o Teatro Municipal da Guarda.
 
O site do CTL permite ainda a partilha nas redes, tais como o Facebook, o Twitter, o Linkedin e o Whatsapp, possibilitando imprimir diretamente a informação sobre um determinado evento ou enviar essa informação por email para outra pessoa.  
 
A nova versão online disponibiliza aos utentes a possibilidade de ouvirem música diretamente a partir do site, através da escuta de playlists de bandas ou artistas, normalmente relacionadas com espetáculos acolhidos no Cineteatro. A título de exemplo, a autarquia diz ser possível escutar, através de um player do Spotify, uma seleção de músicas da banda GNR que esgotou recentemente a sala louletana.
 
Refira-se que o Cineteatro Louletano, pertence também à Rede 5 Sentidos sendo um dos promotores da Rede Azul – rede de Teatros do Algarve.