Sociedade

Cineteatro São Brás descortina “100 Anos de Cantigas“

A dinâmica associativa do município de São Brás de Alportel sobe novamente ao palco do Cineteatro São Brás para celebrar através da música o Centenário do Município.

PUB
 
“100 anos de Cantigas” é a proposta cultural do Grupo Musical Veredas da Memória para a noite do próximo sábado, dia 15.
 
Com início pelas 21h00, o espetáculo convida a uma viagem no tempo através da palavra perpetuada em canções que marcaram a história. 
 
Organizado pelo Grupo Musical Veredas da Memória, com o apoio da Câmara Municipal e Museu do Trajo, este concerto conta com a participação de convidados especiais: o Grupo Alegria do Museu, a bailarina Inês Medina, o Fadista Vitor Alves, o guitarrista Cecílio Martins e ainda Bráulio Jesus, na viola.
 
Fundado em 2001, o Grupo “Veredas da Memória” é composto por 12 elementos enamorados pela música tradicional portuguesa. 
 
O seu repertório é constituído por cantares tradicionais, oriundos das diferentes regiões do país, com maior incidência para a tradição etnomusicológica algarvia. 
Para além de levar a cabo recolhas de cantigas na região algarvia, nomeadamente na zona serrana, executa, em paralelo algumas adaptações de melodias com autoria. 
 
Sedeado em São Brás de Alportel, o grupo promove ainda a recolha de canções do concelho com o objetivo de apresentar um quadro de tradições que marque a individualidade e identidade culturais são-brasenses em termos etnomusicológicos.
 
Os ingressos para este espetáculo especial encontram-se disponíveis na Galeria do Cineteatro São Brás, bem como no próprio dia do espetáculo, na Bilheteira do Cineteatro, por 2,00€.