No certame, os operadores do Algarve vão promover as laranjas, limões, tangerinas e clementinas produzidos em condições de excelência junto de compradores, distribuidores e profissionais do setor provenientes de todo o mundo. Reforçar as vendas no mercado alemão, país anfitrião da Fruit Logistica, é também uma das prioridades dos operadores, adianta nota AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve.
Segundo a AlgarOrange, a Alemanha é um dos maiores importadores de citrinos do mundo e um mercado importante para os citrinos portugueses. Em 2024, as vendas de citrinos portugueses para a maior economia da Europa atingiram os 5 milhões de euros, crescendo 26% em comparação com 2023.
O Algarve é uma das principais regiões produtoras de citrinos do sul da Europa. "Os Citrinos do Algarve IGP possuem características que os distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante, elevado teor de sumo e sabor doce, com o equilíbrio perfeito entre doçura e acidez", lê-se na nota enviada ao Algarve Primeiro.
Nos últimos anos, a produtividade média tem vindo a crescer de forma sustentada, "graças a uma gestão eficiente dos recursos e ao investimento contínuo em inovação e tecnologia".
Na campanha 2023-2024, o volume de produção superou em 10% a média dos últimos 10 anos, refletindo a capacidade do setor para responder às exigências do mercado externo.
Esta participação na Fruit Logistica faz parte de uma estratégia mais ampla de internacionalização dos Citrinos do Algarve IGP, liderada pela AlgarOrange. O plano contempla ações de promoção em quatro mercados estratégicos até dezembro de 2026 — Espanha, França, Alemanha e Canadá.