No dia 27 de novembro, será realizada uma ação de promoção com degustação dos citrinos. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o reconhecimento dos Citrinos do Algarve IGP junto dos fornecedores franceses, destacando a sua qualidade e autenticidade.
O Mercado Internacional de Rungis que movimenta anualmente 1,8 milhões de toneladas de produtos alimentares, conta com 234 hectares e mais de 1200 empresas.
Esta ação integra a campanha de promoção internacional dos Citrinos do Algarve IGP, promovida pela AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, com duração até dezembro de 2026, tendo França como mercado estratégico.
Segundo José Oliveira, presidente da AlgarOrange, "França é um parceiro estratégico para os Citrinos do Algarve IGP. Estar em Rungis significa estar no centro da distribuição alimentar europeia, demonstrando a excelência e a qualidade da nossa produção", assinala em comunicado.
Cerca de 87% da produção de citrinos em Portugal está localizada no Algarve. A produtividade média tem apresentado um crescimento nos últimos anos, devido à gestão de recursos e ao investimento em inovação e tecnologia. O volume de produção na campanha 2023-2024 excedeu em 10% a média dos últimos 10 anos.
França é um dos principais destinos das exportações de citrinos do Algarve. Em 2024, as vendas para este mercado ultrapassaram os 55 milhões de euros, um aumento de 7% em relação a 2023.
Os Citrinos do Algarve IGP – que incluem laranjas, clementinas, tangerinas e limões – caracterizam-se pela casca fina, colorida e brilhante, elevado teor de sumo e sabor doce, com equilíbrio entre doçura e acidez. Na campanha 2023/2024, a produção qualificada com IGP da União Europeia ultrapassou as 64 mil toneladas.