Desporto

Clube de Basquetebol de Tavira indignado por jovem muçulmana estar impedida de jogar

 
Fatima Habib, jogadora de 13 anos da equipa de sub-16 do Clube de Basquetebol de Tavira, foi impedida de defrontar, no domingo, o Imortal Basquetebol Clube de Albufeira, depois de recusar despir a camisola preta que tinha vestida debaixo do equipamento oficial, avança a edição de hoje do Jornal de Notícias.

 
Segundo o mesmo jornal, «a equipa de arbitragem não contestou o lenço e os collants que a jojem paquistanesa sempre usou em treinos ou jogos, mas como não aceitou o argumento de que a religião muçulmana lhe vedava também a possibilidade de mostrar os braços, obrigou a rapariga a abandonar o campo».
 
A jovem declarou que chorou e rezou, recordando que no quinto ano de escolaridade lhe aconteceu o mesmo na aula de educação física.
 
O JN sabe que no domingo, a atleta chegou a sugerir «arregaçar as mangas da camisola até aos cotovelos, mas nem assim foi autorizada a jogar». 
 
De acordo com o treinador da equipa trata-se «da «melhor jogadora da equipa e nunca até hoje tinha sido afrontada como foi», segundo André Pacheco que também exerce funções de subdiretor do Agrupamento de Escolas D. Manuel I de Tavira.