Desporto

Clube de Vela de Lagos foi o grande vencedor da Liga Vela Portugal - Lusíadas Saúde

 
 
 
Realizou-se neste fim de semana a regata Liga Vela Portugal – Lusíadas Saúde, que é um campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim de semana passado, decidiam o apuramento das equipas portuguesas para disputar a Champions League internacional de vela.

A principal regata entre clubes que se realiza em Portugal, foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto. Estiveram 11 tripulações na água, num total de 44 velejadores, que ao longo de dois dias realizaram 18 regatas. As 4 equipas melhores classificadas disputaram no domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final de mais 4 regatas.
 
Na competição marcaram presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes.
 
Os novos campeões são os velejadores do Clube de Vela de Lagos, com o ex-campeão do Mundo da classe 420 e um dos melhores velejadores nacionais - Martinho Fortunato – ao leme, tendo como tripulantes os seus filhos Marta e Martinho Fortunato e Frederico Batista. 
 
"A minha tripulação teve um comportamento a bordo excecional, o que tornou a minha tarefa como leme mais fácil. Foi muito bom partilharmos juntos o mesmo barco e ajudou também a eles, que são muito jovens, a compreenderem a gerir a pressão a bordo. Portanto, foi aprendizagem, foi um fim de semana com a família na tripulação e ainda ganhamos. Foi fantástico!", salientou no final da regata Martinho Fortunato.
 
A outra tripulação do Algarve representava o CIMAV Vilamoura com Martim Fernandes, Beatriz Gago, Marta Melo e Ricardo Duarte. Esta era uma das mais jovens tripulações em prova, terminando na 10º posição.  
 
A organização da regata foi da academia de vela BB Douro com o apoio da SailCascais.