Desporto

Clubes de vela do Algarve disputam apuramento para Sailing Champions League

 
Realiza-se este fim de semana (19 e 20 de setembro), a Liga Vela Portugal - Hospital Lusíadas Porto, um campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim de semana passado, e a Regata do Infante (que é navegada entre Leixões e a Ribeira do Porto) na semana seguinte, integram ao longo de 3 fins de semana a Lusíadas Saúde Porto Sailing.

Esta é a principal regata entre clubes que se realiza em Portugal, com 12 tripulações na água, num total de 48 velejadores. É também a prova de apuramento da equipa portuguesa que vai para disputar a final internacional, que nesta edição será realizada em Porto Cervo - Itália, entre 15 a 18 de outubro. De salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia de clubes, tal como a Women On Water no feminino.
 
Na Liga Vela do próximo fim de semana, vão marcar presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes. Os portuenses Diogo Costa e Pedro Costa que integram o projeto olímpico da classe de vela 470, tal como Carolina João na Classe Laser, que estão a fazer as provas de apuramento para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.
 
Entre as tripulações em prova, estão duas do Algarve. Martim Fernandes, Beatriz Gago, Marta Melo e Ricardo Duarte representam o CIMAV Vilamoura. No fim de semana passado, no mesmo formato de competição, mas destinado a tripulações femininas, Beatriz Gago foi à final e apurou-se para o Campeonato Europeu da Women on Water International.
 
A outra tripulação do Algarve vem do Clube de Vela de Lagos, com o ex-campeão do Mundo da classe 420 e um dos melhores velejadores nacionais - Martinho Fortunato – ao leme, tendo como tripulantes os seus filhos Marta e Martinho Fortunato e Frederico Batista.
 
O campeonato vai ser disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina. As regatas têm início no sábado às 11h00 e, no domingo, às 10h30.
 
O modelo de campeonato é de 8 barcos na água, com tripulações a trocar, ao longo das diversas regatas. Os percursos são curtos, com regatas de cerca 20 minutos, o que privilegia a qualidade dos velejadores e a manobra do barco.
 
A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que vai disponibilizar uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência com atletas e público em geral, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas. Desta forma, a prova segue todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terá o controlo de procedimentos covid19 assegurado por uma equipa médica.