Ambiente

Clubes e associações de caçadores limpam floresta nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur

A Associação de Municípios Terras do Infante celebrou contratos-programa com sete clubes e associações de caçadores, com área de intervenção nos concelhos das Terras do Infante.

PUB
A associação informa em comunicado, que tem vindo a incrementar este tipo de colaboração, tendo em conta o aumento significativo da limpeza da floresta, "por se tratarem de gestores de proximidade de grandes áreas de territórios rurais no âmbito das suas atividades de gestão cinegética, com conhecimento muito específico destes mesmos territórios".
 
No terreno, são limpas grandes áreas, e, em simultâneo, criados campos de alimentação e bebedouros para diversas espécies cinegéticas. São intervenções importantes que complementam as várias empreitadas realizadas pela própria associação Terras do Infante, através dos seus sapadores florestais e pelos respetivos municípios na prevenção estrutural de fogos.
 
São igualmente criadas descontinuidades dos combustíveis vegetais existentes em locais estratégicos, assinalados pelas estruturas de Proteção Civil locais e pelo Gabinete Técnico Florestal, a instalação de parcelas de gestão de combustíveis, de faixas laterais de segurança de caminhos rurais e beneficiação de plataformas de circulação de caminhos rurais e aceiros, estando a ser equacionada a construção de um ponto de água estratégico para ser utilizado pelos meios de combate a incêndios.
 
Representando um investimento total de 106 625,00 €, serão intervencionados cerca de 400 hectares.