Sociedade

Coletividade mais antiga de São Brás de Alportel comemora 90.º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel celebra o seu 90.º aniversário de serviço à comunidade no próximo dia 22 de outubro.

PUB
 
As comemorações têm início marcado pelas 09h30 com apresentação da Formatura na Avenida da Liberdade.
 
O Largo de São Sebastião foi escolhido para a cerimónia de Hastear da Bandeira, marcada para as 10h00. Os soldados da paz rumam depois ao Cemitério Municipal, pelas 10h30, para prestar homenagem aos bombeiros falecidos. Seguidamente, o Salão Nobre da Câmara Municipal é o anfitrião da Sessão Solene que está marcada para as 11h30. 
 
Segundo explica a autarquia em nota de imprensa, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel é a coletividade mais antiga do concelho, com 90 anos ao serviço da comunidade. Fundada a 27 de agosto de 1927, teve na sua origem um violento incêndio urbano, que eclodiu numa fábrica de cortiça do concelho. 
 
A ocorrência levou Manuel Pires Rico a desafiar um grupo de são-brasenses a criar um Corpo de Bombeiros, ideia que foi apoiada por várias gerações de homens e mulheres que souberam ao longo dos anos, elevar o nome dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.
 
Atualmente, a Direção da Associação é dirigida pelo Presidente Eng.º Acácio Martins e o Corpo de Bombeiros é dirigido pelo Comandante Vítor Martins, que comanda um Corpo de Bombeiros com cerca de seis dezenas de bombeiros voluntários e profissionais, que constituem elementos ativos da atividade de Proteção Civil realizada no concelho.