Política

Coligação “Faro, Capital de Confiança” apresentou listas completas e programa eleitoral

Cristovão Norte lidera coligação “Faro, Capital de Confiança”
Cristovão Norte lidera coligação “Faro, Capital de Confiança”  
A coligação Faro, Capital de Confiança (FCC) apresentou as suas listas completas e o programa eleitoral em sete eixos. Liderada por Cristóvão Norte, a coligação une cinco partidos, (PSD, IL, CDS-PP, PAN e MPT).

PUB

Segundo nota da coligação, a apresentação decorreu no Jardim Manuel Bívar, na passada sexta-feira, perante cerca de 750 pessoas. O evento contou também com as intervenções de José Mendes Bota, presidente da Assembleia Distrital do PSD/Algarve, e de José Macário Correia, candidato à presidência da Assembleia Municipal.

No seu discurso, Cristóvão Norte sublinhou o "orgulho em servir Faro" defendendo a construção de "uma comunidade mais justa, dinâmica e transparente". Defendeu ainda que Faro precisa de líderes movidos pela convicção e pelo compromisso com o concelho, e não pela conveniência política, apelando à união dos farenses para "arregaçar as mangas, servir a democracia, homenagear a comunidade e fazer de Faro uma terra que nos orgulha e que vá cada vez mais longe."

Os restantes candidatos efetivos da coligação à Câmara Municipal de Faro são Gonçalo Duarte Gomes, Teresa Correia, Raquel Ponte, Bruno Gomes, Elsa Maia, Rodrigo Borges de Freitas, Carlos Gonçalves e Cátia Morais Gomes. Já nas freguesias, os cabeças de lista são Bruno Azevedo Lage (Faro), Virgínia Alpestana (Montenegro), Eva Mendonça (Santa Bárbara de Nexe), João Pedro Ferradeira (Conceição) e Patrícia Cadete (Estoi). 

Para a Assembleia Municipal, a candidatura é liderada por José Macário Correia, que surge como número um da lista.

O programa eleitoral da coligação estrutura-se em sete eixos que foi dado a conhecer aos presentes. 

Faro com Brio, centrado na higienização e regeneração do espaço urbano; Faro com Identidade, dedicado ao património cultural, histórico e arquitetónico; Faro Dinâmico, que aposta no desporto, juventude, voluntariado e atração de empresas; Faro do Amanhã, que promove digitalização, inovação e soluções urbanas inteligentes; Faro Pleno, com respostas para habitação, mobilidade e ordenamento territorial; Faro Próspero, que reforça serviços públicos, saúde, segurança e apoio às famílias e Faro, Capital ao Centro, com enfoque no turismo, cultura e desenvolvimento económico integrado.

Entre estes eixos, Cristivão Norte assegurou que a prioridade imediata será dada a “Faro com Brio”, um pacote de medidas que inclui a criação de brigadas municipais de limpeza, lavagem de pavimentos, mobiliário urbano e remoção de grafittis não autorizados, reparação de passeios e calçada, reforço da iluminação em áreas críticas, criação e requalificação de parques e jardins, remoção de carros abandonados da via pública, além de intervenções nas redes de abastecimento de água e gestão de resíduos.