Sob o lema “A força das pessoas, a voz da terra” a candidatura concorre à Assembleia Municipal de Silves e à Junta de Freguesia de Silves.
Na sessão, serão apresentados os principais candidatos da coligação, bem como as linhas orientadoras do programa autárquico, "que se foca no desenvolvimento equilibrado de todo o concelho de Silves, no apoio à cultura e ao património, na valorização dos trabalhadores e na promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa", regista a nota da coligação.
Os principais candidatos da coligação, são: Sérgio Correia, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Silves - tem 35 anos, reside em São Bartolomeu de Messines, é licenciado em Geografia e Planeamento Regional e mestre em Geografia Física e Ordenamento do Território. Atualmente trabalha na área do planeamento, depois de ter passado pela hotelaria e restauração. Viveu no concelho da Moita, na Área Metropolitana de Lisboa, e dois anos na Escócia. Faz parte do Núcleo Territorial do Algarve do Livre e assume a candidatura à Assembleia Municipal de Silves pela coligação "Unidos por Silves" com o compromisso de contribuir para um desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho.
Carlos Cabrita, é o segundo candidato da lista, tem 63 anos, é natural de Silves e reside atualmente em Paderne. É engenheiro agrónomo com trabalho desenvolvido em métodos agroambientais e agricultura biológica. Empresário nas áreas da restauração e da agricultura, é também membro de associações de desenvolvimento local e ambiental. A sua atividade política autárquica iniciou-se em 2001, como secretário da Junta de Freguesia de Tunes, tendo cumprido três mandatos consecutivos na Assembleia Municipal de Silves, eleito pelo Bloco de Esquerda, até 2021.
Sónia Negrão Monteiro, é a terceira candidata à Assembleia Municipal de Silves, tem 47 anos, residente em Silves, construiu a sua carreira profissional ligada aos arquivos e à preservação da memória coletiva. Iniciou funções no Arquivo Municipal de Silves e, desde 2005, integra o Arquivo Municipal de Albufeira. Foi também docente na Escola Superior de Saúde e faz parte do Pessoas-Animais-Natureza (PAN). O seu percurso combina ensino, investigação e formação, orientado para a defesa do património e da cultura.
Catarina Mendonça, é cabeça de lista à Junta de Freguesia de Silves, tem 24 anos, natural do Algarve, reside em Pêra. Estudou Relações Internacionais na Universidade de Coimbra e frequenta atualmente o mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento. O seu percurso combina investigação em género, migrações e justiça social com experiência prática em voluntariado internacional, gestão de projetos e ensino comunitário. Foi professora voluntária de inglês a crianças do Uganda, colaborou na ONG Youthline Portugal e participou em projetos de inclusão social e participação cívica. Candidata independente, defende a sustentabilidade social, ambiental e pessoal, valoriza a proximidade, a inovação e o compromisso comunitário.