Família

Com apenas 5 regras, o seu filho pode ter um futuro (muito) melhor

 
Os pais dizem que querem um futuro melhor para os seus filhos e, é isso que faz a diferença entre ser bom ou mau pai.

 
Querer um futuro melhor para os nossos filhos é a base de quem se dedica à promoção do desenvolvimento sadio de uma criança que será um adulto amanhã, nesse sentido, listamos 5 regras que vão seguramente ajudá-lo nessa árdua, mas entusiasmante tarefa.
 
A base de tudo, é o planeamento na educação. Pais que têm planos arrojados para os seus filhos, estão a fazê-los acreditar mais nas suas capacidades e a abrir portas para que sejam bons cidadãos, cumpridores das regras sociais, autónomos, responsáveis, inteligentes e trabalhadores.
 
É fundamental antes de tudo, ter em conta que, em vez de colocarmos pressão nos nossos filhos para que sejam aquilo que os pais não conseguiram, devemos sim prepará-los para serem a continuidade do que se conseguiu. A educação no sentido positivo faz com que a criança, o jovem e o adulto acreditem mais em si mesmos e que sintam que vale a pena ser boa pessoa e estar integrado socialmente.
 
1- A primeira regra assenta na importância de manter a mente e o corpo saudáveis.
 
“Corpo ativo na infância, adulto saudável”. Permitir que o seu filho pule, salte e brinque com crianças da sua idade, num ambiente saudável, é um investimento que garante a saúde física e mental de qualquer indivíduo. Para além do exercício físico, estas atividades promovem o convívio entre pares, a aprendizagem em conjunto e a aquisição de capacidades relacionais. As crianças e jovens afinam as suas emoções e ficam muito melhor preparados para enfrentar as demais tarefas e exigências diárias.
 
2- A criança e jovem que tem hobbies saudáveis também faz toda a diferença no adulto de amanhã.
 
Pais que promovem saídas culturais com os seus filhos, estão a abrir-lhes portas para que sejam muito mais felizes e equilibrados. Visitar um museu, apreciar uma exposição, ler um livro à noite antes de deitar, viajar, realizar tarefas que estimulem a mente são importantes benefícios para os seus filhos. Se a criança ou jovem puder integrar um grupo que o incentive, será um reforço. Uma boa sugestão são os grupos de escoteiros por exemplo.
 
3. Promova a empatia na relação com o seu filho
 
Ensinar como é que os nossos filhos podem ser bem sucedidos no futuro é importante, mas também temos de nos preocupar em criar adultos que vão fazer bem à sociedade. É por isso que eles devem ser ensinados desde pequenos a nunca perseguir os colegas na escola e optar por fazer amizades e relações baseadas na tolerância e compreensão. O segredo é, em casa, ensinar o seu filho a praticar boas ações e permitir que ele se sinta bem com isso. Peça-lhe ajuda para realizar certas tarefas, incentive-o a ajudar os outros. A empatia é fundamental para a cidadania. Se o seu filho for capaz de se colocar no lugar do outro, certamente que não será um adulto violento.
 
4. Dar tarefas é criar adultos responsáveis no futuro
 
Como reforço do ponto seguinte, é fundamental chamar o seu filho às responsabilidades desde cedo. Uma criança que é organizada nas suas tarefas, será certamente um adulto responsável no futuro. Ensine-o a arrumar os seus brinquedos, peça-lhe ajuda para limpar e arrumar o quarto, deixe-o colocar os pratos na mesa, ajudar a fazer um doce ou um prato de simples confeção. Este é um passo importante para que ele seja trabalhador e cada vez mais responsável e até habilidoso, já que pratica um conjunto de atividades.
 
5. Ensinar lições de economia cria adultos controlados
 
Vivemos numa sociedade em que a palavra “comprar” está na ordem do dia. Uma boa forma de limitar esse desejo de comprar tudo e a toda a hora é ensinar o valor do dinheiro aos mais novos. Oferecer um mealheiro à criança é um passo importante para o ensinar a gerir as suas economias. Uma mesada também pode ser uma excelente ideia, já que a criança guarda o seu dinheiro, tem de o gerir para comprar aquilo que pretende. Esta tarefa exige que os pais expliquem sempre que necessário e que ajudem a criança a controlar o dinheiro, mas aos poucos, será ela mesma que vai contar as moedas e as notas e saber quando tem o dinheiro necessário para comprar aquilo que deseja. Diga com regularidade o preço das coisas e faça-o perceber o que é que pode comprar com o dinheiro que tem. Este é um exercício que vale a pena realizar com frequência.
 
Fátima Fernandes