Sociedade

Comando Territorial da GNR de Faro muda-se para a “Cidadela de Segurança e Proteção Civil” de Loulé

 
José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, esteve esta terça-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé para presidir à celebração da renovação do contrato de cooperação interadministrativa, tendo em vista a construção do novo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro, na cidade de Loulé.

Depois do acordo assinado que vem desde 2018, cuja validade caducou entretanto, as duas partes envolvidas pretendem agilizar o processo de criação das novas instalações para a GNR. “Ao abrigo desse protocolo algum trabalho está feito mas é preciso a partir deste momento, de uma forma decisiva e com vontade firme, acelerar para podermos concretizar esta tão importante obra”, explicou Vítor Aleixo, presidente do Município.
 
Segundo comunicado da Câmara de Loulé, emitido ao Algarve Primeiro, «a funcionar atualmente em condições que não se coadunam com o serviço dos militares, numas instalações no centro da cidade de Faro, a criação de uma nova casa para a GNR é uma necessidade identificada em 2017».
 
O governante falou de “mais um exemplo de uma parceria virtuosa”, pelo facto da Câmara Municipal de Loulé se ter disponibilizado para concretizar o projeto com a Secretaria Geral do MAI e a GNR.
 
Com uma localização privilegiada, numa área central junto à A22, a futura instalação deste Comando terá como vizinhos o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais, o Heliporto, os serviços do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), estes dois últimos equipamentos ainda em fase de construção. Um conjunto de infraestruturas que constituem a denominada “Cidadela de Segurança e Proteção Civil”.
 
O Comando Territorial de Faro cobre uma área de quase 5000km2 e serve uma população de mais de 467 mil pessoas de 16 concelhos e, como assinalou José Luís Carneiro, “são muitos os desafios que se colocam para fazer face a esta imensidão territorial”.
 
Com este acordo, a autarquia de Loulé ficará responsável pela realização do projeto de execução do imóvel destinado às novas instalações do Comando Territorial de Faro, a construir num terreno que é propriedade do Município. Ao mesmo tempo, irá “comparticipar neste objetivo de natureza organizacional, logística, operacional e também financeira”, como adiantou o Ministro. 
 
José Luís Carneiro considera tratar-se de mais um investimento que contribui para a consolidação da imagem “de um dos países mais pacíficos do mundo”. Também o autarca Vítor Aleixo salientou a importância do fator segurança como “um dos maiores ativos” para a excelência da atividade turística. “A nossa imagem de marca é a de um destino seguro, sereno, onde os visitantes podem, em qualquer altura do ano, desfrutar em confiança dos seus dias de repouso. Loulé e o Algarve precisam de manter esta notoriedade pois, do turismo depende economicamente toda a população da região”, reiterou o edil.
 
O presidente da Câmara de Loulé relembrou ainda, um momento importante na política de segurança do concelho, com a celebração, em 2013, do Contrato Local de Segurança, que esteve na génese desta parceria institucional. Por outro lado, elencou o investimento municipal realizado em infraestruturas, ao abrigo da cooperação com o Ministério e a GNR, com destaque para a construção de raiz do Posto Territorial de Almancil, o novo Posto do Subdestacamento Territorial de Quarteira ou ainda os melhoramentos nos Postos de Loulé e de Salir.
 
Neste dia José Luís Carneiro passou ainda pela BAL de Quarteira para a cerimónia de estabelecimento de 7 novas equipas de intervenção permanente na região.