Sociedade

Comando Territorial da GNR de Faro vai para Loulé com um custo de 16 milhões

 
O executivo municipal de Loulé informa em comunicado que, aprovou hoje, por unanimidade, o programa preliminar que permitirá a realização do projeto para a construção das futuras instalações do Comando Territorial da GNR de Faro.

Segundo o município, «este é mais um passo para a construção do novo edifício que terá um custo estimado em cerca de 16.2 milhões de euros».
 
A Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana renovaram um protocolo de colaboração, a 15 de novembro de 2022, no sentido de instalar o Comando Territorial da GNR de Faro, na cidade de Loulé, município que cedeu o terreno para o efeito.
 
O comunicado da autarquia louletana, adianta que as atuais instalações do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana no Algarve «encontram-se em más condições de utilização, criando dificuldades a nível funcional e operacional para a atividade e desempenho desta força de segurança», tendo sido decidido pelo Ministério da Administração Interna promover a construção da infraestrutura.
 
O futuro Comando Territorial funcionará na “Cidadela de Segurança e Proteção Civil de Loulé”, junto ao nó da A22, onde já se encontra o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais, o heliporto e, em breve, os serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), explica o mesmo comunicado.