Sociedade

Comemorações da Semana Santa em Tavira arrancam com Procissão do Triunfo

As celebrações quaresmais, em Tavira, começam no dia 9 de abril, Domingo de Ramos, pelas 16h00, com a Procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo.

PUB
 
Segundo informa a autarquia, esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta por vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte. 
 
Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. 
 
A Via Sacra, promovida pelas Paróquias de Tavira, decorre, no dia 10 de abril, a partir das 21h00, num percurso composto por catorze estações. 
 
Trata-se de uma manifestação da Fé Cristã que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.
 
A Procissão do Enterro do Senhor tem lugar, no dia 14, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia.
 
Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
 
Ainda neste âmbito realizam-se, nos dias 08 e 09, nas igrejas de Santa Luzia (08.04, 16h00), Cabanas (08.04, 18h30), São Paulo (09.04, 09h00), Conceição (09.04, 10h00) e Santa Maria (09.04, 11h00) a Celebração do Domingo de Ramos. 
 
No dia 13, é possível assistir, nas igrejas de Santa Luzia (15h00), Conceição (18h00) e Santa Maria (21h00) à celebração da Ceia do Senhor. 
 
Já nos dias 14 e 15, terá lugar, na Igreja de Santiago, pelas 10h00, a Oração de Laudes. Também, no dia 15, está prevista, pelas 21h00, na Igreja de Santa Maria, a Vigília Pascal. 
 
No dia 16, realiza-se a Celebração da Ressurreição do Senhor nas igrejas de São Paulo (09h00), da Conceição (10h00), de Santa Maria (11h00) e de Santa Luzia (11h30). Ainda, neste dia, tem lugar, pelas 09h45, com partida da Igreja de São Paulo, a Procissão da Ressurreição.
 
As celebrações encerram, no dia 16, pelas 18h00, na Igreja do Carmo, com o Concerto de Páscoa: Stabat Mater Dolorosa de Giovanni Battista Pergolesi.
 
Algarve Primeiro