Sociedade

Comemorações do aniversário de João de Deus decorrem ao longo de Março

O poeta e pedagogo messinense João de Deus será destacado a partir do dia 7 de março e ao longo de todo o mês numa extensa programação que tem como objetivo assinalar o 189º aniversário desta figura das letras nacionais.

PUB
 
Conforme realça a autarquia em nota de imprensa, o maior momento deste vasto programa é o que irá acontecer no dia 8 de março, dia de aniversário do homenageado. 
 
Assim pelas 10h00, a presidente da Câmara Municipal de Silves fará a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento a João de Deus, em SB Messines, momento em que reunirá também alunos do Jardim Escola João de Deus e do Jardim de Infância de SB Messines, alunos do Pré-Escolar de Casa do Povo desta localidade e as escolas EB1 de Amorosa e Messines, bem como os utentes do Centro Social e Cultural João de Deus e da Plataforma Sorrir M da Casa do Povo.
 
Este momento terá, ainda, uma parada dos Bombeiros Voluntários de SB Messines e uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila, terminando com um apontamento poético/musical, dinamizado pelo Clube da Batucada CPSB Messines.
 
Parte do programa que destaca o dia de aniversário de João de Deus inclui, também a abertura de uma mostra documental (às 16h00 na Casa-Museu João de Deus - CMJD) intitulada "Comenius e João de Deus - a Arte de Ensinar" e a realização de uma palestra sobre "Ensino e Pedagogia – A Arte de Ensinar" (16h30, também na CMJD). Oradores neste evento serão Carla Vilhena (Universidade do Algarve), Isabel Ruivo (Escola Superior de Educação João de Deus), Francisco Casanueva (Fundação Rosacruz), Eduardo Berga (Fundação Rosa-Cruz). A iniciativa é aberta ao público em geral.
 
Ao longo do dia, em que se assinala igualmente o "Dia Internacional da Mulher", diversos espaços públicos do concelho serão incluídos na ação Mulherpoesia, para surpreender as mulheres com a oferta de uma flor e de um poema deste autor messinense.
 
O dia de aniversário do poeta termina às 21h00, com uma sessão do Jazz nas Adegas (que se repete no dia 09 de março, pelas 17h00), que recordará os serões de João de Deus e decorrerá na Herdade do Barranco do Vale, sendo aberta ao público maior de 18 anos. 
 
Os ingressos têm um custo associado de 12 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/Comprar/Bilhetes/Lista ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
 
Destaques do mesmo programa vão ainda para a sessão de contos intitulada "Os Contos e os Livros", dinamizada por Serafim no dia 7 de março, pelas 18h30, na Casa Museu João de Deus, e que tem entrada livre, bem como o concerto "Desfados" de Ondina Santos, no mesmo dia, irá animar o Jardim-Escola João de Deus em SB Messines às 21h00.
 
No dia 9 de março, pelas 21h30 terá lugar o Concerto D'O Gajo, que é o músico João Morais. Acompanhado da sua viola campaniça e com participação especial do ator José Anjos, trará ao Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agricola de SB Messines) as sonoridades do seu novo disco "As 4 Estações d'O Gajo"; nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica ("Le Quattro stagioni" - Antonio Vivaldi - 1723).
 
Outro grande momento destas comemorações acontece no dia 28 de março, com um concerto do António Manuel Ribeiro e do vocalista dos Xutos de Pontapés, Tim. Mais uma vez, o Auditório Francisco Vargas Mogo terá entrada livre, para todos os que quiserem assistir a esta atuação, com início marcado para as 21h30.
 
Ao longo destes dias o poeta e pedagogo será homenageado com iniciativas desportivas, musicais e artísticas, sendo também colocadas diversas placas toponímicas e memoriais nas freguesias de SB Messines, Silves, Tunes e Pêra, permitindo que a população do concelho e os visitantes acedam a informações sobre a sua vida e obra, através da introdução de um código QR.
 
Segundo assinala a mesma nota de imprensa, este programa promovido pela autarquia tem como objetivo promover sinergias, visando a criação de uma programação cultural diversificada, diferenciadora e inovadora destinada a todos os púbicos, que permita destacar a figura desta eminente figura da história das artes e das letras nacionais recordando aquele que terá sido o primeiro festival literário português - "O Festival de João de Deus", promovido no dia 8 de março de 1895 e que uniu "o povo e o rei", os "intelectuais e os aprendizes" em torno daquele que era visto como "o poeta do povo", "o ilustre mestre da arte da leitura".