Sociedade

Comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa com Oficina de Leitura e Expressão Oral em Salir

No âmbito do programa de parceria da Câmara Municipal de Loulé e das Comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa, vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, pelas 11h00, no Pólo Museológico de Arqueologia de Salir, a Oficina de Leitura e Expressão Oral “Conta aqui, Conta ali – Uma Roda de Histórias”.

PUB
 
“Conta aqui, Conta ali”, um projeto que recria, em interação com os participantes, o universo natural de uma roda de histórias, em que o contador tradicional é também o público que tem acesso a uma seleção e co-constrói vários tipos de narrativas, como histórias de vida e/ou ficções, anónimas e/ou de autor, de feição lírica e/ou satírica, dependendo do tema, do objetivo, da localidade onde decorra a sessão e da tipologia do seu auditório.
 
Realiza-se preferencialmente ao ar livre, em ambiente natural, e destina-se a pessoas de diversas origens da Língua Portuguesa, a várias faixas etárias e a contextos educativos e culturais diferenciados.
 
Concebido pela algarvia Margarida Catarino, “Conta aqui, Conta ali” foi apresentado pela primeira vez no Festival Sementes, 15ª Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, no dia 1 de junho de 2010, no Parque da Paz, em Almada. Volta a “Roda de Histórias”, desta vez a Salir, na Quinta-feira da Espiga, para celebrar a Língua Portuguesa e as suas tradições.
 
Integra o programa do projeto Laboratório da Escrita Lusa que tem por base diversas referências bibliográficas, desde as orientadoras dos programas de Ensino do Português do Ministério da Educação, ao Quadro Europeu Comum de Referência do Ensino das Línguas, Quarepe, bem como outros documentos certificados da teoria e da crítica literária, da Linguística, da Cultura e Literatura Portuguesa.
 
Esta “Roda de Histórias” é o primeiro de muitos eventos com que a 8 séculos de Língua Portuguesa-Associação, entidade promotora das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e a Autarquia de Loulé brindam as tradições e as gentes da Língua Portuguesa, promovendo a rede para esta celebração.
 
Vitorino Pires (acordeonistas) e Gonçalo Pinto (contador4 de histórias tradicionais, poeta repentista, tocador de castanholas e de pedras da ribeira) são os artistas convidados.
 
As inscrições podem ser feitas no Pólo Museológico de Arqueologia de Salir, Largo Pedro Dias, 8100-200 Salir, [email protected] ou telefone 289 489 137.
 
As Comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa pretendem fazer uma grande celebração da língua portuguesa partilhada pelos 8 países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e Região Administrativa Especial de Macau.
 
Estas comemorações realizam-se em rede, em parceria e em todas as geografias com as pessoas e instituições que a elas se queiram juntar. Comemoram-se os 8 séculos do conhecimento dos documentos mais antigos escritos em língua portuguesa, entre os quais  o Testamento do Rei D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, eleito como referencial destas celebrações.
 
As comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa tiveram o seu início no passado dia 5 de maio, escolhido por ser o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, e irão estender-se até 10 de junho de 2015. A Língua Portuguesa, com mais de 200 milhões de falantes, é a sexta mais falada no mundo, a terceira do Facebbok, a quarta do Twitter e uma das dez línguas com maior crescimento a nível mundial.