Decorreu, entre os dias 07 e 08 de setembro, em Lagoa, o programa religioso das comemorações em Honra da Nossa Senhora da Luz, uma das mais tradicionais festas religiosas do Algarve, que encheu por completo a igreja matriz de Lagoa e as ruas da cidade.
Depois de dois anos de interregno devido à covid-19, as comemorações iniciaram no dia 07 de setembro com a Eucaristia Vespertina, tendo no dia 8, se realizado a Eucaristia Matutina, pelas 09h00, e a Eucaristia Solene, seguida da procissão com a imagem da Padroeira da Nossa Senhora da Luz, que contou com a participação da Banda Filarmónica de Silves e da Fanfarra do Agrupamento 511 de Lagoa.
A Eucaristia Solene foi presidida pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) e relator geral do Sínodo dos bispos, que ao ter uma habitação no concelho, tem forte ligação a Lagoa.
A noite terminou no largo do Auditório Municipal Carlos do Carmo, com os GNR de Rui Reininho, que subiu ao palco perto das 22h30, seguido de fogo de artifício.
Paralelamente ao programa religioso, decorreu o programa cultural, integrado nas comemorações em Honra da N. S. da Luz, e ao feriado municipal, que se iniciou dia 07 de setembro com a inauguração da exposição do Centenário do Farol de Alfanzina 1920-2020 "Um século a alumiar a costa", terminando no dia 10, com a cerimónia de entrega do Prémio Literário Santos Stockler 2020/21 e o concerto de abertura do 9º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, com o Grupo Fernando Barroso Band.