A 18 de janeiro, dia em que se assinala o 100º aniversário de Maria Campina, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com o Conservatório Regional Maria Campina, dá início ao programa de comemorações do Centenário do Nascimento desta pianista.
Esta iniciativa pretende realizar vários eventos ao longo do ano de 2014 para homenagear esta ilustre louletana que teve o privilégio de ser um dos nomes portugueses mais importantes na área da execução da música clássica.
Assim terá lugar uma conferência sobre a pianista, proferida por João de Almeida, docente no Conservatório Regional Maria Campina. A cerimónia acontece no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 18h00, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, de Maria Teixeira, sobrinha de Maria Campina, e da vice-presidente do Conservatório Regional Maria Campina, Olga Cruz.
Estas comemorações decorrerão em Loulé e Faro e contam com várias atividades; entre elas uma exposição biográfica, a realizar no Convento de Santo António, e um dos concertos que terá lugar no Dia Mundial da Música, no Cine-Teatro Louletano.
Maria de Sousa Pereira Campina nasceu a 18 de janeiro de 1914, em Loulé, e veio a falecer em Faro a 27 de fevereiro de 1984. Frequentou o curso superior de Piano do Conservatório Nacional, tendo terminado o mesmo com 20 valores e recebido, no decorrer da sua vida académica, todos os prémios que havia para os melhores alunos.
Foi uma das mais talentosas pianistas da sua geração a nível europeu, tendo tocado em vários países da Europa e África, a solo e com orquestras nacionais e estrangeiras, dirigidas por maestros portugueses e estrangeiros. Dedicou toda a sua vida ao ensino da música e do piano, tendo sido diretora da Academia de Música da Madeira e também fundadora do Conservatório Regional Maria Campina, em Faro.