Pelas 11h00, está prevista a visita ao projeto Cesta do Peixe, no Porto de Pesca de Quarteira. Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia em parceria com a Quarpesca e a Docapesca, visa valorizar o pescado local e facilitar o acesso da população a peixe fresco, através de entregas ao domicílio, promovendo simultaneamente a sustentabilidade do setor das pescas e a economia local.
Posteriormente, terá lugar a inauguração do mural de arte pública participativa do projeto QuART TILES, na Avenida Carlos Mota Pinto. Este projeto, desenvolvido pela Junta de Freguesia em parceria com os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Dr.ª Laura Ayres, consistiu na criação de 12 painéis de azulejos elaborados por alunos do 6.º ao 12.º ano, com o envolvimento da comunidade escolar e local e a coordenação do artista Miguel Cheta. Segundo descreve nota da Junta de Freguesia, "a iniciativa pretende promover a interculturalidade e a valorização do espaço público, refletindo a diversidade cultural de Quarteira".
O dia termina com cultura e história, às 18h00, com a apresentação do catálogo Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar: 6000 anos de História de Quarteira, no Auditório do Centro Autárquico. "Esta obra reflete a riqueza histórica e a ligação ancestral da comunidade ao mar e ao território", adianta a autarquia.
As comemorações do Dia da Cidade são uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.