Sociedade

Comércio são-brasense desfila on-line em inovador São Brás Fashion

 
 
 
Em período de pandemia provocada pelo COVID-19 e da sua consequente crise económica e social, o Município de São Brás de Alportel decidiu envolver os estabelecimentos comerciais na área da moda e acessórios para criar um projeto de projeção e promoção do comércio local on-line.

 
O projeto teve como inspiração o desfile "São Brás Fashion" que normalmente acontece no palco principal da Feira da Serra e que agora está disponível através das redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e no Meo Kanal do Município (205 250).
 
Após uma estreia do formato compacto deste São Brás Fashion on line, apresentado a 25 de julho, durante a Feira da Serra #Em Casa, o programa alternativo que o Município promoveu durante os dias em que deveria ter acontecido a 29.ª Feira da Serra, a 2.ª fase do projeto avançou no dia 1 de agosto com a apresentação de 18 mini desfiles de moda individualizados para cada um dos 18 estabelecimentos participantes e que estão acessíveis através de computador, tablet, smartphone e televisão, bastando para o efeito aceder às redes sociais do município ou até aos perfis dos vários estabelecimentos envolvidos.
 
"Este projeto  alternativo integra o eixo de Apoio à Economia Local, um dos pilares do Plano de Ação – Fundo Municipal de Emergência, na sequência de um inúmero conjunto de medidas que têm sido lançadas pelo município, na procura de estimular os mais diversos setores económicos do concelho", explica a vice-presidente, Marlene Guerreiro, responsável pelas pastas do comércio e do empreendedorismo na autarquia.
 
"Como as lojas não puderam subir à passerelle do São Brás Fashion, no Palco da Feira da Serra; o "São Brás Fashion" foi até às lojas num projeto que contou com o envolvimento de todo o comércio local, os setores de cabeleireiros e estética e uma vez com a participação entusiasta da nossa comunidade, com modelos amadores e voluntários com um desempenho exemplar", acrescentou.
 
A produção deste São Brás Fashion e-edition esteve a cargo do Gabinete de Gestão Cultural e Eventos do Município, com a colaboração da ACRAL - Associação do Comércio e Serviços do Algarve, entidade parceira do município desde a 1.º edição do "São Brás Fashion", em 2011, e com realização a cargo da empresa algarvia "Dar Que Falar", a quem coube a autoria do conjunto de 19 vídeos que podem agora ser visualizados nas redes sociais do município.
 
Ana Fernandes, diretora da ACRAL, elogia a iniciativa do Município e todo o esforço no apoio ao comércio são-brasense. Iniciativa que para Ana Fernandes será certamente um "empurrão" nomeadamente ao nível das vendas online e de encomendas.
 
"Num contexto em que o distanciamento social continua a ser aconselhado para ajudar a travar a pandemia, as vendas on-line estão a ganhar terreno a nível mundial, e o comércio são-brasense procura desta forma "dar cartas" neste novo panorama", como refere o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.