Economia

Comissão de Utentes da Via do Infante prepara novas ações de luta para 2019

 
Comissão de Utentes da Via do Infante prepara novas ações de luta para 2019

 
A Comissão de Utentes da Via do Infante assinalou o 7.º aniversário de portagens no Algarve, com uma ação de protesto em Loulé, no dia 8 de dezembro.
 
Segundo a CUVI, “foi uma ação positiva, em que os seus elementos, envergando coletes amarelos, se manifestaram frente à "Via Livre" (empresa que cobra as taxas de portagens) e pelas ruas da cidade, onde foram bem recebidos e aplaudidos por automobilistas e população”.
 
Para a CUVI, “o sentimento de rejeição face a estas portagens injustas e criminosas continua bem vivo entre os algarvios, pelos elevados prejuízos sociais e económicos que têm provocado à região, assim como têm contribuído para o agravamento da sinistralidade rodoviária na EN125”.
 
 
A mesma comissão diz em comunicado que, “António Costa, reconhecendo que a EN125 é um ‘cemitério’, prometeu acabar com as portagens no Algarve – mas ainda não cumpriu a palavra dada! E palavra dada deve ser palavra honrada!”
 
Nesse sentido, a CUVI diz não compreender como é que “PS, PSD e CDS inviabilizem, sucessivamente, todas as propostas apresentadas na Assembleia da República para a abolição das portagens na Via do Infante”.
 
A Comissão de Utentes da Via do Infante pretende alargar o seu âmbito e está aberta à integração de todos aqueles que queiram participar nas ações de luta pela abolição das portagens no Algarve. Uma luta abrangente, forte e determinada é o que se impõe.
 
A CUVI adianta que, “vão decorrer várias ações em todo o Algarve durante o ano de 2019” e apela à participação de todos nesta mobilização (algumas de surpresa) nas várias cidades e vilas da região, na EN125 e na Via do Infante. Estas ações dirigidas a toda a gente terão como lema: "Veste o colete amarelo e protesta!"
 
Também será lançada uma nova petição dirigida à Assembleia da República pela abolição das portagens no Algarve. Serão igualmente pedidas audiências ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da República.