Economia

Comissão Europeia dá novo apoio à região do Algarve por trabalhar em conjunto em projetos de alta tecnologia

 
O Algarve é uma das regiões apoiadas pela Comissão Europeia por participar na parceira sobre edifícios sustentáveis e vai receber apoio personalizado ao abrigo de uma nova ação-piloto para projetos inovadores subvencionada pela União Europeia.

 
"Esta ação-piloto visa ajudar as parcerias expandir os seus projetos em setores prioritários, como os megadados, a bioeconomia, a eficiência dos recursos, as técnicas de fabrico avançadas ou a cibersegurança", refere nota da EU.
 
Corina Cretu, Comissária responsável pela Política Regional, declarou: «As regiões com vantagens competitivas equivalentes poderão apresentar os seus projetos num grande espaço comum. O apoio da UE ajudará a transformar boas ideias em produtos inovadores, entre os quais encontraremos os campeões europeus da inovação do futuro.»
 
Para além deste apoio prático da Comissão, cada parceria poderá beneficiar de consultoria externa até 200 mil euros para atividades de divulgação e comercialização. As verbas provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
O trabalho com as parcerias terá início em janeiro de 2018 e decorrerá até 2019.
 
De acordo com o mesmo documento, "esta fase piloto permitirá testar novas estratégias de cooperação inter-regional, ao mesmo tempo que irá facultar à Comissão Europeia elementos de reflexão sobre a especialização inteligente após 2020".