Sociedade

Comissão de Utentes da Via do Infante aprova Moção a exigir a suspensão imediata das portagens na A22

Realizou-se no último sábado um conjunto de ações anti-portagens, promovidas pela Comissão de Utentes da Via do Infante, compreendendo um almoço/debate e uma marcha lenta de viaturas com a colocação de coroas de flores e memoriais em alguns locais da EN 125 onde ocorreram vítimas mortais.

PUB
 
A CUVI congratula-se pela "boa participação dos utentes e outros cidadãos, com destaque para diversos motards do Moto – Clube de Faro e até da vizinha Andaluzia".
 
No debate verificaram-se várias intervenções e foi aprovada uma Moção por unanimidade e aclamação por cerca de uma centena de pessoas presentes – a exigir ao governo a suspensão imediata das portagens na Via do Infante, a requalificação total da EN 125, solicitar aos responsáveis políticos nacionais e regionais uma tomada de posição, "sem ambiguidades", em relação às portagens e apelar à AMAL e outras entidades regionais que reforcem uma ampla plataforma da sociedade civil do Algarve pela suspensão imediata das portagens. 
 
A referida Moção será enviada ao 1º Ministro, Ministro da Economia, Presidente da República, Secretário-Geral do Partido Socialista, Presidente da AMAL e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República. 
 
A Comissão de Utentes, juntamente com outras entidades, adiantou que irá continuar a desenvolver durante o verão um conjunto de ações e iniciativas "fortes, algumas de surpresa", visando a anulação das portagens. 
 
A CUVI diz esperar que o Secretário-Geral do Partido Socialista agende uma reunião pedida pela Comissão de Utentes há mais de um mês. 
 
Algumas das próximas ações anti-portagens a desenvolver pela CUVI acontecem no dia 4 de julho – visando novamente a EN125 – e a participação na grande concentração e desfile internacional do Moto Clube de Faro no dia 19 de julho.