A Comissão de Utentes da Via do Infante considera que nada mudou no Algarve relativamente às portagens com a mudança de governo.
Havia a perspetiva que o novo governo do Partido Socialista pusesse um ponto final à "tragédia" que se abateu na região com a introdução de portagens, no final de 2011, pelo anterior governo, todavia, nada se alterou.
A Comissão de Utentes diz que o governo PS "nada fez para acabar com umas portagens injustas e criminosas que continuam a destruir muitas famílias e o Algarve, como inclusivamente, votou na Assembleia da República, ao lado do PSD e do CDS/PP, contra diversas propostas de outras forças políticas que propunham a abolição das portagens na Via do Infante".
A CUVI lembra também que o governo PS tarda em cumprir o que foi aprovado no Parlamento em maio passado – uma redução no tarifário das portagens, pelo que o Verão já começou e a EN125 transformou-se "num estaleiro a céu aberto, as obras persistem, o calvário infernal de utentes e populações continua a agravar-se, sem fim à vista e com agosto à porta".
Dester modo a Comissão de Utentes promete intensificar a luta neste verão pela suspensão das portagens no Algarve, pelo que vão ter lugar diversas ações.
No próximo domingo, dia 17 de julho, pelas 10.00 horas, a Comissão de Utentes voltará a participar no grande desfile de motas em Faro, organizado pelo Motoclube de Faro.
No dia 23 de julho, sábado, terá lugar uma marcha lenta de viaturas na EN125, com partida pelas 17.00 horas junto ao Motoclube do Guadiana, na localidade de Aldeia Nova, Vila Real de Santo António, terminando em Conceição de Tavira.
No dia 31 de julho, domingo, será promovida uma nova macha lenta de viaturas pela EN125, com partida de Almancil (junto ao supermercado Apolónia) pelas 11.00 horas, terminando em Fonte de Boliqueime.
Caso o 1º Ministro ou o Presidente da República passem férias no Algarve, a CUVI deixa desde já o aviso, de que "poderão contar com protestos anti-portagens junto às suas residências de veraneio".