Política

Comissão Política Distrital do PSD diz ter identificado problemas da região e do concelho de Loulé

No passado dia 24 de março, a Comissão Política Distrital do PSD/Loulé, reuniu conjuntamente com a Comissão Política de Secção do PSD/Loulé, para efetuarem uma análise à actividade política regional e, em particular, aos problemas no concelho de Loulé.

PUB
 
No âmbito da análise regional, o destaque foi para o agravamento das condições de circulação no troço da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António, em que as chuvas das últimas semanas "puseram a nu o estado de degradação a que chegou essa via rodoviária, indispensável à circulação de milhares de pessoas e ao funcionamento da economia regional, as quais são da total responsabilidade do Governo", refere comunicado do PSD Algarve.
 
Foi também registado o agravamento das condições de funcionamento e operacionalidade no Centro Hospitalar do Algarve (Faro e Portimão), "em que os profissionais se deparam com falta de material, obsolescência dos equipamentos, falhas de funcionamento, diminuição generalizada do número de técnicos de saúde".
 
Para os social democratas, "o Algarve foi preterido pelo Governo quanto à construção de novos hospitais".
 
Quanto à análise local, concluiram que o concelho de Loulé foi votado ao abandono também pelo Governo e esquecido pelo executivo liderado por Vítor Aleixo, no que respeita ao investimento público. Salientando como pontos negros a situação do Aterro Sanitário do Barranco-do-Velho. O qual "para além dos gravíssimos problemas técnicos que possui, e que urge serem corrigidos, e há ainda no que respeita às contrapartidas devidas pelo acolhimento desse equipamento, a lamentar o deficiente funcionamento da rede de saneamento básico das povoações de Vale Maria Dias, Cortelha e Barranco do Velho, cujos efluentes não está a ser adequadamente tratados nas ETAR da Cortelha e do Barranco Velho, pelo que estão a ser despejados nas linhas de água sem o devido tratamento".
 
A não execução da circular norte de Loulé, "uma obra que o executivo liderado por Vítor Aleixo se apressa agora financiá-la, substituindo-se ao Governo, sacrificando desse modo os cofres municipais em cerca de 5 milhões de euros", foi outra matéria colocada em cima da mesa a nível concelhio.
 
Por fim, e relativamente à rede viária, também se concluiu para a necessidade da reparação da variante à N396 (ligação de Loulé à A22) e do troço da EN125 entre o sítio do Troto e São Lourença (Almancil), e para a necessidade do Governo avançar com a requalificação do Porto de Pesca de Quarteira. Uma obra que se estima em cerca de 750 mil euros e que, "apesar das promessas efectuadas nas últimas eleições autárquicas (2017) e nas legislativas (2015), o PS insiste em se esquecer de realizar", finaliza o PSD.