Sociedade

Comissões de Utentes do SNS prometem novas concentrações no Algarve

As Comissões de Utentes do Serviço Nacional de Saúde do Algarve informaram hoje sobre as novas iniciativas pela defesa "indispensável" do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

PUB
 
Depois de uma reunião conjunta realizada no passado fim de semana em Faro, as Comissões de Utentes do Serviço Nacional de Saúde no Algarve decidiram realizar ações de luta junto de alguns dos Centros e Extensões de Saúde da região, no próximo dia 12 de Fevereiro, e no dia 13, junto aos Hospitais de Faro, Lagos e do Barlavento Algarvio, pelas 15h30.
 
As Comissões de Utentes sublinham que, pese embora a derrota do Governo PSD/CDS, "continuam os ataques e a degradação dos serviços com que os utentes do Serviço Nacional de Saúde se defrontam diariamente no Algarve".
 
Para levar por diante as referidas ações, as Comissões de Utentes chamam a atenção para a inexistência no Algarve, de especialidades essenciais como a Cirurgia Pediátrica, a Cirurgia Vascular ou a Cirurgia Cardiotorácica.
 
No Hospital do Barlavento Algarvio, a preocupação começa pelas urgências, "onde a destruição do quarto de isolamento, resultou em surto de tuberculose, com elevados tempos de espera para intervenções cirúrgicas, a falta de especialistas, a falta de material consumível, e a vontade de encerrar o Bloco de partos, ou a falta de Obstetras e Pediatras com a sua deslocação para Faro".
 
Motivos que levaram as Comissões de Saúde, a decretar "tempo de luta", sendo a altura dos utentes e das populações "exigirem a reposição de serviços e valências e imporem melhorias nos cuidados de saúde pública na região".