Somos maduros quando olhamos para trás e conseguimos rir-nos dos nossos erros, pois sabemos o que aprendemos com essas experiências e que, numa situação semelhante, saberemos ultrapassá-la com menos dor. Isto deve-se à aprendizagem que nos torna cada vez mais resilientes e experientes, mais estáveis e seguros, mais capazes de aproveitar melhor a vida, garantem os especialistas na área da psicologia.
Quando não conseguimos superar o passado, entender, aceitar e admitir o que nos aconteceu, carregamos mágoa, lamentos, raiva, revolta e infelicidade que se projeta em tudo o que fazemos. Idealmente devemos parar, escutar o nosso “eu” interior e identificar aquilo que nos angustiou, fez sofrer e aceitar que falhamos, admitir que nem sempre a culpa ou responsabilidade foi única e exclusivamente nossa porque também não sabíamos tudo e somos um produto das circunstâncias e tentar aliviar-nos. Só quando criamos uma boa distância em relação ao que nos aconteceu é que conseguimos desapegar-nos do ocorrido e libertar-nos da dor. A partir daí, falaremos nesses episódios como algo que fez parte da nossa aprendizagem, algo que nos ensinou e preparou para desafios mais exigentes.
Não é vergonha alguma cometer erros, admitir falhas e imperfeições. O problema é nada fazer com essas experiências, não aprender, corrigir e melhorar porque é isso que mostra a nossa maturidade.
Rir do que nos aconteceu representa desapego e superação. Significa que encontramos uma resposta; uma explicação para o ocorrido e que nos libertamos da culpa, da dor, mas que assumimos a responsabilidade perante aquele acontecimento, explicam os entendidos nesta matéria.
Os psicólogos afirmam que, a maturidade ajuda-nos nos momentos mais difíceis porque, em vez de bloquearmos, de alimentarmos o medo e de nada fazermos para ultrapassar os problemas, enfrentamos a realidade por muito dolorosa que seja e tentamos, aos poucos, pensar friamente na situação e encontrar respostas, ponderar várias perspetivas e recordar algo semelhante que já nos tenha ocorrido. Com essa base, sabemos que não vamos passar pelo mesmo, nem da mesma forma.
Amadurecer significa olhar frontalmente para a situação, fazer uma ligação com algo semelhante que já nos aconteceu e, a partir daí, pensar numa possível alternativa. Essa é a função de já termos passado por outras experiências: é admitir que dói, mas que tem solução se fizermos alguma coisa nesse sentido.
Com esta atitude, encaramos os medos, respondemos às dúvidas e saberemos orientar-nos melhor, garantem os especialistas.
Em resumo, William Shakespeare disse que, “Não há outro caminho para a maturidade senão aprender a suportar as pancadas da vida.”
Cabe a cada um de nós atribuir a importância ao que nos acontece, tal como a decisão de querer analisar o passado e de aprender com ele, no entanto, os especialistas afirmam que, quanto mais resolvermos o que nos magoou, mais libertos estaremos para superar o que nos vai incomodar nas etapas seguintes, pois ninguém consegue passar pela vida sem erros, falhas, obstáculos e tropeços, mas a forma como os encaramos pode ditar o modo como vamos lidar com situações semelhantes e, isso é maturidade.
Nunca é demais anotar que, uma boa parte dos nossos erros resulta de decisões que tomamos, pelo que, se nada fizermos para corrigir, continuaremos a repeti-las infinitamente, a não nos responsabilizarmos pelo que nos aconteceu e a manter uma postura errática e negativa.
Se, pelo contrário, admitirmos as nossas falhas, decisões menos acertadas e enfrentarmos que os problemas resultam em boa medida das nossas opções, certamente que vamos escolher melhor com a experiência de outros momentos e até com a aprendizagem que percecionamos de outras pessoas, registam os psicólogos lembrando que, todos somos responsáveis pela nossa vida, apesar de nem tudo depender de nós.
Tentar novamente faz parte da sua descoberta interior e do processo de amadurecimento, por isso, aprenda, arrisque, responsabilize-se pelas suas escolhas, aprenda com as experiências e reformule o que for necessário e, desista sempre que sentir que não está no caminho certo para o seu bem-estar e felicidade.