Comportamentos

Como é que se encontra o equilíbrio e o bem-estar?

 
Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que, o bem-estar é algo que surge de dentro de nós e que se alimenta com aquilo que se recebe do exterior.

Estamos felizes quando estamos confortáveis, num lugar limpo e organizado, numa atmosfera harmoniosa, mas quando o nosso cérebro e o nosso mundo sensorial consegue reconhecer esse ambiente e esse bem-estar.
 
Quer isto dizer que, podemos ter a melhor casa do mundo, um carro maravilhoso, mas se não sentirmos boas energias e sensações, nada nos proporciona bem-estar, alegria e satisfação.
 
Por outro lado, podemos ter menos objetos materiais, mas sentirmo-nos muito bem num determinado lugar ou na companhia de algumas pessoas, isto porque a nossa mente reconhece essas emoções e desfruta-as.
 
De uma forma muito linear, pode-se afirmar que estamos bem em qualquer lugar, precisamos apenas de libertar as nossas sensações, o nosso bem-estar e a harmonia entre a nossa mente, o nosso físico e as emoções.
 
Para que tal se conquiste, é necessário treino. Tal como precisamos de praticar exercício físico se queremos ter o nosso corpo em forma, é igualmente fundamental que o nosso organismo passe a reconhecer três áreas fundamentais diariamente: a razão, o coração e o físico.
 
Tudo funciona em articulação e não separadamente, pelo que temos de dar espaço e tempo diário para nos certificarmos de que estamos em conformidade com o que cada área precisa para se sentir bem.
 
Importa ter em conta que existem diversas técnicas para conseguir harmonizar estas três áreas essenciais de vida, mas basta que cada pessoa tome consciência que tem de harmonizá-las para que comece a fazer esse processo naturalmente. 
 
Claro que é necessário parar no final do dia, dar um tempo para descodificar aquilo que o nosso cérebro nos transmite e perceber até que ponto nos sentimos bem para afirmarmos que a harmonia está reposta depois de um dia de trabalho exigente e com várias solicitações.
 
Tanto ajuda meditar como estar consigo mesmo, ouvir um pouco de música, escrever, pintar, fazer ginástica. É fundamental que esteja só consigo mesmo para que possa receber aquilo que o cérebro tem para lhe dizer no final de cada dia.
 
Não se esqueça de que, muito mais importante do que vem do exterior, é aquilo que se sente dentro de nós! A felicidade só existe quando ambos os lados estão em sintonia e harmonizados e, esse é o desafio diário para quem quer ser feliz e estar bem consigo e com os outros.
 
Fátima Fernandes