Comportamentos

Como está a sua saúde mental? Faça o teste.

 
Cuidar da saúde mental é tão ou mais importante do que cuidar do físico, no entanto, seja por preconceito, seja porque se vão encontrando desculpas para os sintomas, existe uma tendência para desvalorizar o que se sente.

Segundo a OMS -  Organização Mundial de Saúde, estar bem exige um equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social. Nesse sentido, torna-se fundamental estar atento aos sinais que nos indicam que podemos precisar de ajuda.
 
Cuidar da saúde mental é tão importante como alimentar-se e fazer exercícios todos os dias, evitando assim doenças como depressão, ansiedade generalizada e outros distúrbios.
 
Mas seja pela carga de tarefas do dia a dia, seja pelo tabu em relação ao tema, é comum negligenciarmos os cuidados com a saúde mental ou atribuirmos soluções simplistas como: “com uma noite de sono fico melhor ” ou “vou tomar um chá de camomila que o stress passa”.
 
No entanto, não é bem assim. Quando a saúde mental não está bem, isso reflete-se na nossa saúde física e no nosso comportamento.
 
Os problemas de saúde mental além de afetarem as relações entre pessoas e provocar em o absentismo profissional, podem ainda abrir portas ao desenvolvimento de outras doenças, bem como promover a falta de concentração e lapsos recentes de memória.
 
Na posição dos especialistas, é importante estar atento a estes sinais e ter em conta que, os problemas de saúde mental podem surgir tanto de sintomas físicos, como cansaço extremo e dores de cabeça frequentes, como de ordem psíquica como pensamentos acelerados e repetitivos, angústia e/ou apatia em relação à vida.
 
Se apresenta algum destes sintomas, peça ajuda ao seu médico de família ou procure um psicólogo:
 
1. Insónias
 
É evidente que estar uma noite sem dormir ou passar mal não é um sinal de alerta, mas quando a insónia se torna persistente, vale a pena avaliar o que a poderá estar a causar. Assim, se é frequente que tenha noites mal dormidas, não hesite em pedir ajuda, pois esse é logo o primeiro sinal de que a sua saúde mental não está bem.
 
2. Isolamento
 
Um outro sinal muito importante a ter em conta quando se trata de saúde mental é a necessidade de isolamento. Claro que todos temos fases mais ou menos positivas, todos temos pessoas de quem gostamos mais do que outras, mas quando fugimos de pessoas que nos são significativas, isso quer dizer que algo pode não estar bem. Peça ajuda se, de um momento para o outro deixou de ter vontade de estar com pessoas de que gosta e com quem se sentia bem.
 
3. Alterações de humor ao longo do dia
 
Se anda a verificar ou se alguém o chama a atenção para alterações de humor significativas ao longo do dia e sem uma explicação aparente, esteja atento, pois a sua saúde mental está a dar-lhe mais um sinal de alerta.
 
Observe também se tem apresentado expressões exageradas de raiva, frustração ou tristeza sem motivo, se tem tido dificuldades em superar determinados sentimentos e se tem uma sensação constante de que perdeu o controle da sua vida.
 
4. Alterações no apetite
 
Anda com o apetite descontrolado? Sente muita fome ou, pelo contrário, anda com falta de apetite? Registe que, quando a nossa saúde mental está em desequilíbrio, é comum que sintamos um excesso ou falta de apetite. Se os sintomas forem recorrentes, é importante que consulte um médico, pois a depressão, ansiedade, stress, insónia, recurso a medicamentos sem prescrição médica e daí por diante, requerem uma avaliação especializada.
 
5. Mudanças de comportamento
 
Um dos sinais mais claros de que a saúde mental não está bem é a presença de comportamentos incomuns. Por exemplo: se o leitor geralmente é uma pessoa comunicativa e agora tem se mantido mais quieto, ou até o inverso: uma pessoa extremamente introvertida que fica “repentinamente” extrovertida, esse é um sinal de alerta.  Também é essencial avaliar o nível de interesse por atividades que lhe davam prazer e que agora evita, pois estas alterações justificam um pedido de ajuda, já que indicam que algo não está bem.
 
6. Dores repentinas e inexplicáveis
 
Quando a saúde emocional não está bem, é também possível observar a presença de dores físicas inexplicáveis, que podem se apresentar desde uma dor no peito, dores nas costas, dores de cabeça, na região lombar, problemas digestivos e outros. Estas dores são fáceis de identificar porque surgem sem  que exista um motivo aparente, não são sinalizadas em exames de diagnóstico, mas provocam muito desconforto e mal-estar.
 
Por fim, é crucial evidenciar a importância de ser honesto com o médico, de lhe explicar claramente o que se está a passar, se anda extremamente preocupado com algo, se há pessoas ou situações que lhe retiram o bem-estar e a qualidade de vida e daí por diante.
 
É muito importante que desabafe  e que procure ajuda a sério, pois a saúde mental tem de ser cuidada diariamente. Uma terapia psicológica geralmente é a melhor aliada para ultrapassar muitos dos problemas acima mencionados.
 
Fátima Fernandes