Entre 27 e 29 de setembro decorrem as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”.
Loulé volta a integrar o programa com atividades que decorrerão em várias localidades do país.
São duas as propostas em Loulé: uma performance audiovisual e musical e o lançamento da Antologia de CD’s de Património Oral do Concelho.
“Grafonola Voadora & Napoleão Mira” pela Casa da Cultura de Loulé é o espetáculo que será apresentado na Alcaidaria do Castelo de Loulé, esta sexta-feira, dia 27, pelas 19h30. Trata-se de uma performance audiovisual que reúne músicos e performers em torno da palavra dita/cantada, música e imagem em movimento.
Junta em palco, o cantautor Luís Galrito, que irá explorar a musicalidade dos quadros visuais, o artista visual João Espada, que irá deambular, de forma poética, simbólica e visual, pelos lugares, gentes e paisagens do património material e imaterial, e o escritor, poeta e declamador Napoleão Mira que fará parte desta performance com a declamação de textos originais.
O guitarrista Ricardo Martins e o acordeonista João Palma juntam-se ao espetáculo.
Esta iniciativa é promovida no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Já no dia 28, sábado, pelas 18h00, o auditório do Convento do Espírito Santo recebe a sessão de lançamento da Antologia de CDs de Património Oral do Concelho de Loulé. Trata-se da compilação de um trabalho de investigação profundo desenvolvido desde 2004 por Idália Farinho, Maria Aliete Galhoz e Isabel Cardigos.
Depois dos livros “Contos” (vol.I), “Romances” (vol. II), “Orações” (vol. III) e “Cancioneiro” (vol. IV) é agora a vez de as autoras lançarem uma antologia de CDs que constitui mais um documento para o conhecimento da identidade do concelho de Loulé para a preservação da sua memória coletiva levado a cabo por estas investigadoras, profundas conhecedoras da Língua Portuguesa.
As duas iniciativas são de entrada livre.