Família

Como motivar o seu filho para a atividade física?

 
Na posição dos especialistas na área da nutrição, não basta mudar a alimentação para que se combata a obesidade. É preciso também modificar mentalidades e combater os hábitos de sedentarismo.

Nesta sequência, torna-se fundamental que miúdos e graúdos aprendam a mexer-se, sendo que, tudo se torna mais fácil quando os mais velhos conseguem motivar os filhos para a prática regular de exercício físico.
 
Pequenos hábitos dos adultos são capazes de alterar e muito, a perceção que os mais novos têm de movimento, pelo que, andar a pé todos os dias, optar pelas escadas em vez do elevador sempre que possível, incentivar os mais novos a praticarem um desporto e, inclusive, levar os filhos para o campo, para a praia e sugerir-lhes a prática de jogos nesses ambientes, são excelentes recursos para que as crianças e jovens se mexam mais.
 
É ainda de anotar que, a Academia Americana de Pediatria recomenda a prática de atividade física moderada a vigorosa durante 60 minutos por dia, sendo que apenas 57,5% das crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos cumprem estas recomendações. Durante a semana, cerca de 36,5% das crianças e adolescentes vê televisão por períodos de tempo iguais ou superiores a 2 horas. Esta prevalência aumenta significativamente aos fins de semana para 71,3%, segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física.
 
Segundo o AMIL Saúde: Obesidade Infantil Não, para contrariar estes números, o combate ao sedentarismo tem de ser feito em várias frentes, na escola, por exemplo, esta tarefa não pode ser uma responsabilidade exclusiva do professor de Educação Física. Tanto o conselho diretivo como os professores de outras disciplinas podem e devem contribuir para uma vida mais ativa dos alunos. Até porque a prática desportiva favorece a sociabilidade das crianças e dos jovens e, sobretudo no caso dos jogos em equipa, facilita o desenvolvimento das suas competências sociais. Mais: um aluno com bons hábitos desportivos pode entusiasmar a família e os amigos a terem uma vida mais saudável e a procurarem alternativas aos audiovisuais.
 
Neste sentido, cabe a toda a comunidade motivar as crianças para a prática desportiva. Na escola, os professores podem seguir estas estratégias:
 
Na sala de aula
 
Reduzir pelo menos 5 minutos o tempo que os alunos estão sentados, em cada aula.
 
O professor pode pedir-lhes que estejam de pé durante a chamada, durante as discussões em grupo e durante a apresentação de trabalhos.
 
Explicar os benefícios de praticar uma atividade física.
 
Explicar aos alunos que praticar desporto estimula a formação de novos neurónios, melhora a capacidade cognitiva, a memória e a agilidade de raciocínio. Os estudos científicos já demonstraram que nas crianças mais fisicamente ativas se verifica uma maior performance académica.
 
Promover a reflexão sobre a sua própria prática desportiva.
 
O professor pode promover o debate sobre a prática desportiva e convidá-los a uma reflexão pessoal. Poderá fazê-lo lançando perguntas como: “Se for preciso fazer uma deslocação dentro do vosso quarteirão, preferem pedir boleia ou ir a pé?” ou “Se for preciso subir ao primeiro andar de um prédio com elevador, o que escolhem: as escadas ou o elevador?”.
 
Atividade física na escola
 
Proporcionar um ambiente rico de materiais que encorajem a atividade física nos intervalos.
 
Os recreios da escola devem estimular a brincadeira ativa das crianças podendo, para isso, disponibilizar cordas, arcos de hula-hoop ou bolas no espaço escolar.
 
Manter os espaços disponíveis para os alunos fora das horas das aulas.
 
O horário de acesso aos campos de jogos e ao recreio deve ser alargado a antes e depois das aulas.
 
Ao mesmo tempo e, não menos importante, é preciso incentivar os pais e, para isso, o AMIL Saúde: Obesidade Infantil Não, deixa as seguintes orientações:
 
Limitar o tempo que os filhos passam em frente a ecrãs a um máximo de duas horas por dia. Os jogos de computador não devem ser proibidos, mas usados com moderação;
 
A família deverá reduzir o uso do carro no percurso para a escola, sempre que possível, privilegiando as caminhadas a pé ou o uso de bicicleta;
 
As famílias podem usar parte do tempo livre para fazer alguma atividade física em conjunto, no jardim ou mesmo no passeio perto de casa, os pais podem aproveitar para ensinar às crianças jogos que faziam quando eram mais novos e que implicavam uma boa dose de exercício, como o lenço, o mata e tantos outros;
 
Inscrever as crianças em atividades desportivas fora da escola;
 
Recompensar as crianças quando estas evitarem comportamentos sedentários e encorajá-las à prática de atividade física, mesmo que, no início não seja uma tarefa fácil.
 
Os pais devem valorizar todas as conquistas dos mais novos como forma de os motivar para a prática do desporto, o mesmo deve acontecer nos clubes e associações que as crianças ou jovens frequentam, já que, só dessa forma se podem modificar mentalidades e deixar cair por terra a ideia de que praticar desporto é algo muito difícil e pouco gratificante.
 
É essencial mostrar o prazer do movimento, a alegria de praticar uma qualquer modalidade desportiva e a gratificação resultante de uma boa caminhada no final do dia. Praticar desporto é bom e faz bem, por isso, passe esta mensagem aos seus filhos!
 
Fátima Fernandes