Sociedade

Como ocupar as crianças em casa neste período de isolamento

As famílias portuguesas estão a enfrentar um período delicado no contexto do novo coronavírus, sendo que, grande parte das suas rotinas estão a ser alteradas e em que é preciso encontrar as melhores soluções para poder cumprir aquilo que se pretende: evitar o contágio de pessoas em contexto social.

PUB
 
As medidas decretadas pelo Governo impõem uma restrição aos contactos sociais e sugerem que se evitem os espaços públicos como forma de prevenção deste contágio, para tal, as escolas de Norte a Sul do país estão encerradas, foram cancelados praticamente todos os eventos e há limitações no acesso aos espaços e serviços, razão pela qual, muitos de nós vamos ter de trabalhar em casa e de manter os mais novos no ambiente doméstico, já que essa é a única forma de conter a propagação do Covid-19.
 
Para facilitar a tarefa, apresentamos um conjunto de sugestões que podem ajudar a passar o tempo e impedir que os mais novos passem todo o dia ligados aos ecrãs.
 
Os jogos de tabuleiro são sempre uma boa opção para toda a família, sendo que certamente os mais novos vão adorar passar uma manhã ou uma tarde a jogar Monopoly ou qualquer outro jogo do género que, para além de ser educativo, ajuda a ocupar o tempo e a canalizar as energias de toda a família.
 
Os jogos de cartas também ocupam o tempo, tal como o dominó e outras opções que muitas vezes temos em casa e que não temos tempo para experimentar.
 
Brincar com os filhos também pode ser uma experiência maravilhosa e ajuda-os a compreender melhor o que se está a passar através de histórias que se inventam, brincadeiras que se apresentam e as construções com peças que se realizam. Aproveite este tempo para conversar mais com os seus filhos, para se conhecerem melhor e para desfrutarem de um tempo de qualidade em conjunto.
 
Podem aproveitar para fazer uma limpeza geral à casa, arrumar velhos brinquedos e dar uma nova decoração ao espaço mais limpo e arejado. As crianças adoram esta parte de ajudar a limpar o seu quarto e acabam por brincar muito mais com objetos que já se tinham esquecido. Muitas vezes, os pais começam a arrumação e, em pouco tempo, os filhos já estão a brincar com aqueles objetos mais antigos e anteriores à sua idade. Deixe-os brincar e depois arrumam tudo em conjunto.
 
Realizar os trabalhos de casa ajuda a ocupar a mente, manter a ligação à escola e aprender mais e melhor. Dê uma ajuda nesses trabalhos dos seus filhos e aproveite para recordar matérias com eles. Podem manter o contacto online com os colegas através das redes sociais, jogar à distância e conversar., esclarecendo também dúvidas sobre as matérias escolares.
 
Certamente que será uma experiência única, com mais tempo e em que se aproveita esta fase mais delicada para fazer novas conquistas e descobertas.
 
Nestas férias mais longas que o habitual, as crianças podem aproveitar para ler os livros que se acumulam em casa, contar histórias, desenhar, fazer experiências, ajudar na cozinha, participar nas tarefas da casa em geral e aprender novos conteúdos, pelo que não deixe de os incentivar, motivar e envolver na vida doméstica que, particularmente nesta fase, terá de ser mais explorada e melhor vivida por todos.
 
Façam aquele acampamento na sala com lençóis e mantas, desarrumem a casa, pois terão muito tempo para a voltar a organizar, mas passem o melhor tempo possível com os vossos filhos pensando que é uma boa causa; é pela saúde de todos que vamos ter de nos empenhar e esforçar, pelo menos até ao dia 9 de abril. Seguramente que, com boa vontade, compreensão e afeto tudo se passará melhor e com mais qualidade e lembre-se de que, fazemos sempre o filme mais negro do que é, mas depois acabamos por conseguir superar muito melhor do que julgávamos!