Curiosidades

Como prevenir "as lágrimas” da cebola

 
Todos os entendidos afirmam que chorar faz bem, pois para além de aliviar, pode servir para “limpar” os olhos, mas nem sempre isso é bem encarado quando de cebola se trata!

 
É muito desagradável chorar enquanto se pica uma cebola, pelo que reunimos alguns truques simples que podem realmente ajudar na melhor confeção dos seus cozinhados.
 
Colocar a cebola no frigorífico umas horas antes de a utilizar, ajuda a diminuir a acidez do alimento, pelo que diminui e muito, a possibilidade de chorar quando se vai laminar o poderoso alimento.
 
Colocar um pouco de pão na faca ao mesmo tempo que se pica a cebola também faz toda a diferença, uma vez que o miolo vai absorver essa acidez.
 
Cortá-la debaixo de água também ajuda na tarefa, apesar de ser a solução menos amiga do ambiente, a menos que o faça dentro de um recipiente para poupar água.
 
Quem usa óculos tem a tarefa mais facilitada, na medida em que, os vidros das lentes impedem a entrada dessa acidez da cebola, mas é sempre o último recurso, já que suja e impede a visão nítida face à realização do corte.
 
Já agora, para reduzir o hálito menos agradável produzido pela ingestão de cebola crua, saiba que, a solução do frigorífico antes de cortar a cebola para as saladas, reduz significativamente o sabor do alimento.
 
Mastigar folhas de hortelã, salsa ou coentros após a sua ingestão, ajuda a manter o hálito mais fresco e longe do sabor da cebola.
 
A título de curiosidade, se pretende eliminar maus cheiros no seu frigorífico, coloque lá dentro uns bocados de cebola e terá a sua vida mais facilitada.
 
Quando faz grelhados dentro de casa e pretende eliminar o fumo e o cheiro produzidos pelo grelhador, coloque um alguidar com água e junte uns bocados de cebola no líquido. Acredite que é melhor do que qualquer produto químico e, em poucas horas, terá o ar renovado. 
 
O mesmo se passa com a tosse. Colocar uns quartos de cebola no quarto durante a noite, vai ajudar a respirar melhor enquanto se dorme. Com as crianças é uma excelente solução para noites mais tranquilas. 
 
Experimente!
 
Fátima Fernandes