Comportamentos

Como saber se o colega tem inveja de si

Na maioria das vezes, a inveja aparece disfarçada, no entanto, é possível detetar situações de conflito.
Na maioria das vezes, a inveja aparece disfarçada, no entanto, é possível detetar situações de conflito.  
Foto:Master1305 (Freepik)
Ter um colega invejoso é sempre prejudicial, seja para o nosso desempenho, seja para o bem-estar dentro da empresa.

Uma pessoa ciumenta existe num qualquer lugar e nem sempre é fácil identificá-la, o que pode acarretar muitos dissabores e, em muitos casos, levar-nos ao fracasso pessoal e profissional, por isso, esteja atento a estes sinais e, em casos extremos, pondere ter uma atitude mais drástica.
 
É de anotar que, na maioria das vezes, a inveja aparece disfarçada, no entanto, é possível detetar situações de conflito, de tensão e de mau ambiente entre as pessoas, tudo porque o invejoso quer ter o que nós temos, quer ser melhor do que nós e faz de tudo para destruir as nossas conquistas, mas a sua ação é subtil e quase sempre mascarada de boas intenções e com uma conversa amigável, mas estranha.
 
Segundo os psicólogos organizacionais, estes são os cinco sinais a que deve estar atento:
 
Registe desde logo que, o invejoso surge como alguém que só quer aplicar justiça, ou seja, ele quer o que o outro possui e acha que isso é justo porque merece mais e melhor do que os outros. É esse sentimento que lhe dá força e criatividade para destruir quem está acima dos seus interesses e oportunidades.
 
Na prática, o invejoso faz isto:
 
1. Regista os seus erros e é indiferente às suas conquistas
 
Por norma, estas pessoas estão muito atentas ao que o outro faz para tentarem perceber se existe alguma falha, uma possibilidade de promoção ou privilégio para que possam atrapalhar essa conquista. De uma forma subtil, mas negativa, estão sempre a recordar um erro, por muito pequeno que seja, para mostrar que o outro não é assim tão merecedor de um elogio ou de um reconhecimento.
 
Esteja atento ao colega que não fica contente com um resultado positivo que alcançou e que insiste em comentar esse facto com outros e que, de vez em quando, recorda um episódio menos feliz ou um erro, pois trata-se de uma pessoa tóxica que, esconde a sua inveja, mas ela está lá.
 
2. Dificulta-lhe o trabalho
 
Partindo do pressuposto de que estão todos a trabalhar para o mesmo e que o sucesso da empresa interessa a todos, não faz sentido que um colega tente atrapalhar o desempenho de outro, por isso, esteja atento a quem se apresenta nestes moldes. Anote que, o invejoso está tão empenhado em ocupar o lugar de quem está acima dele, que não se importa de prejudicar a empresa para lá chegar. O essencial é que consiga retirar do seu caminho a pessoa que está na posição que quer ocupar, por isso, faz de tudo para a prejudicar e, em muitos casos, leva-a à doença mental, ao absentismo profissional e, em última instância, à demissão.
 
3. Interpreta maliciosamente os  seus progressos
 
O leitor foi alvo de uma promoção e, aparentemente todos ficaram satisfeitos e até encararam o facto como um benefício, mas o colega invejoso não interpreta a realidade assim. Ele quer estar no seu lugar, ser o destacado e o promovido, logo fará de tudo para denegrir a sua imagem e para que essa posição seja ocupada por pouco tempo, para que ele possa estar no seu lugar. Estas pessoas não aceitam que somos todos diferentes, que temos conhecimentos distintos e oportunidades pessoais porque simplesmente querem tudo para elas. Por norma, o invejoso espalha boatos e, mesmo que discretamente e até a brincar, vai dizendo que “houve graxa” ao chefe, que um almoço faz milagres e daí por diante.
 
4. Desvaloriza-o
 
As pessoas invejosas tendem a desvalorizar as ideias dos outros, as opiniões e soluções para os problemas. Nas reuniões de trabalho, isso surge mais evidenciado, uma vez que, se torna fundamental abafar aquele que pode vir a destacar-se no grupo e a chamar a atenção do chefe, por isso, esteja particularmente atento a esses momentos e procure encontrar alternativas para não se deixar rebaixar. Registe que, o invejoso irá falar ao mesmo tempo para evitar que se ouça o que está a dizer, poderá colocar questões polémicas para o minimizar e, em muitos casos, poderá ser irónico para o ridicularizar, mas seja firme, reserve-se no direito de falar quando todos estiverem em silêncio e defina a sua posição com clareza, recomendam os especialistas.
 
5. Tem atitudes hostis, sem motivo
 
Qualquer um de nós percebe quando um colega é hostil, muito embora este tente disfarçar, no entanto, há sinais que demonstram muita inveja num simples cumprimento que não é sincero, na atitude de dizer algo num momento específico e que nos pode prejudicar, no ato de nem sempre nos cumprimentar, de fazer de conta que não nos vê, de mandar “uma boca” quando está na presença de alguém influente e daí por diante.
 
Segundo os psicólogos organizacionais, a maior dificuldade em identificar um colega invejoso prende-se com a descrição com que estas pessoas atuam, mas também com o medo de ter de assumir e reconhecer que alguém que trabalha ao nosso lado sente algo de tão negativo a nosso respeito. Parece-nos algo tão estranho que não queremos acreditar, mas temos de ver que, efetivamente esta realidade existe e pode estar mesmo ao nosso lado.
 
Fátima Fernandes