Sociedade

Como vai ser o Carnaval em Albufeira

 
Em nota enviada à comunicação social, o Município de Albufeira, deixa o programa para festejar o Carnaval um porco por todo o concelho.

 
O Carnaval no concelho de Albufeira, terá o ponto alto em Paderne, com um dos festejos mais tradicionais do Algarve, que este ano celebra a 32ª edição.
 
Assim nos dias 23 (domingo) e 25 (terça-feira de Carnaval), entre as 14h00 e as 18h00, foliões vestidos a rigor e carros alegóricos irão percorrer as ruas de Paderne, num desfile animado, que este ano tem como tema “Viajando pelo mundo”. O Carnaval de Paderne é organizado pela Casa do Povo de Paderne, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia da localidade. Conta ainda com a colaboração de vários particulares, associações locais, Crédito Agrícola e jornal “a Avezinha”.
 
Em Albufeira, os bailes de Carnaval estão de regresso ao Espaço Multiusos (EMA), nos dias 22 e 24 de Fevereiro, das 20h00 às 3h00, e no dia 25, das 16h00 às 20h30 com uma matiné e concurso de máscaras para os mais pequenos. A organização é da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Câmara de Albufeira, em parceria com os Bombeiros Voluntários, Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Clube Desportivo das Areias de São João e APEXA. A entrada é livre. 
 
Durante a manhã de sexta-feira, 21 de fevereiro, as crianças dos Jardins de Infância e das Escolas Básicas do 1.º Ciclo de todo o concelho realizam os seus desfiles de Carnaval. 
 
Cerca de 600 crianças das Creches e Infantários vão entrar na folia do Carnaval e participar num desfile, pela Avenida dos Descobrimentos, desde o cruzamento dos Bombeiros até à rotunda dos Relógios. Na sexta-feira, 21 de fevereiro, pelas 15h30, os figurantes de palmo e meio prometem dar vida a um espetáculo com o tema “Moces, Vamos salvar o planeta”. 
 
Na freguesia de Ferreiras vai haver um desfile de Carnaval trapalhão, nos dias 23 e 25 de fevereiro, entre as 14h00 e as 17h00, desde a Rua da Estação, percorrendo a Avenida 12 de Julho até ao Mercado Municipal. Os foliões irão dançar ao som de música tradicional portuguesa e trazer para a rua objetos típicos da região para mostrar aos mais novos e reavivar as tradições locais. Na terça-feira, 25, o salão do Futebol Clube de Ferreiras acolhe uma matiné dançante com o Duo Mário e Paula. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Ferreiras.
 
No dia 26 de fevereiro, pelas 20h00, a ACRODA – Associação Cultural e Recreativa de Olhos d’Água reaviva o Enterro do Entrudo, que tem início no Mercado Municipal de Olhos de Água, seguindo depois pela estrada de Albufeira rumo à praia, passando pela rua 25 de Abril. Depois, na praia, será feita a leitura do testamento e de seguida o fogo ao Entrudo, representado por um boneco.