Curiosidades

Como viver de uma forma mais simples e organizada

 
São muitos os benefícios de praticar um estilo de vida mais simples, pois para além da melhoria da saúde em geral, também a poupança e um maior contacto com o ambiente podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida.

De uma forma resumida, apresentaremos algumas propostas que podem tornar a sua vida mais simples e, de seguida, anotaremos as suas vantagens em termos práticos.
 
- Numa atividade de fim de semana em família, aproveitem para fazer uma limpeza geral à casa. Certifiquem-se de que só guardam aquilo que é realmente necessário.
 
- Confecione em casa os seus pratos. Evite produtos industrializados e o excesso de embalagens e de desperdício. Opte por fazer as refeições do zero, por congelar as sobras e por aproveitá-las mais tarde. Desta forma estará a ganhar saúde, dinheiro e a poluir menos o ambiente.
 
- Coma menos. Na realidade não precisamos de  comer tanto nem às refeições, nem entre elas. Além disso, ganha saúde, economiza dinheiro e recursos. Beba mais água ao longo do dia, pois para além de reduzir o apetite, mantém o seu organismo hidratado e saciado.
 
- Ande mais a pé, de transporte público ou de bicicleta. Se possível, não tenha carro, pois o que poupa com essa despesa será suficiente para alugar um veículo para as férias.
 
- Compre produtos com menos embalagens. Opte por produtos frescos e mais baratos, pois além de poupar nas embalagens, vai ganhar mais saúde e poluir menos o ambiente.
 
- Aprenda a fazer pequenos arranjos em casa, pois para além de evitar ter de comprar novos equipamentos, ainda vai poupar esse custo no pagamento de alguém que faça o trabalho. Aproveite o prazer da tarefa como uma excelente ocupação de tempos livres.
 
- Passe bons momentos em família. Em casa, num piquenique, numa praia, num parque de diversões, esteja em família e/ou com amigos, para além do prazer da companhia, podem fazer refeições mais económicas e encontrar formas criativas de ocupar o tempo, jogando às cartas, xadrez ou outras atividades que envolvam todos.
 
- Não compre tudo aquilo de que vai precisar uma ou outra vez. Opte por alugar ou pedir emprestado e ceda também os seus objetos a quem lhe faz esse empréstimo. A troca vai ajudar a poupar muito dinheiro e espaço na sua casa.
 
- Separe o lixo orgânico dos recicláveis. Opte por um estilo de vida mais amigo do ambiente e eduque os seus filhos nessa mesma base de futuro.
 
-  Reutilize tudo o que puder, pois para além dos benefícios para o ambiente, estará a poupar muito dinheiro.
 
Optar por um estilo de vida mais simples, é assumir que, na realidade, não precisamos de tanta coisa à nossa volta e que, temos sempre a liberdade para pedir emprestado, para comprar em segunda mão ou para alugar quando algo nos faz mesmo falta. Este é um bom exemplo para ferramentas ou outros utensílios de uso pontual.
 
Tenha também em mente que, um ambiente mais arejado é igualmente mais fácil de arrumar e de manter organizado, para além de proporcionar mais bem-estar e felicidade.
 
Na mesma sequência, anotamos os benefícios de adotar um estilo de vida mais simples:
 
-  Mais tempo para passar com a família, os amigos, namorado(a) e consigo mesmo;
 
- Gastar menos dinheiro em todas as áreas de sua vida;
 
- Menos stress com menos exigências e despesas;
 
- Mais satisfação em aprender a fazer coisas por si mesmo(a), como cozinhar, plantar, lavar roupas, consertar uma mesa etc;
 
- Mais tempo para ler;
 
- Menos problemas de saúde;
 
- Mais oportunidades de fazer uma atividade física;
 
- Liberdade e disponibilidade para se concentrar mais nos seus sentimentos e relacionamentos;
 
- Uma maior consciência a respeito do materialismo e do consumismo;
 
- Menor impacto ambiental com a redução da produção de embalagens e lixo;
 
- Mais cooperação entre as pessoas;
 
- Reencontro com a natureza.
 
Fátima Fernandes