Cultura

Companhia Nacional de Bailado regressa a Tavira 20 anos depois

Foto - Depositphotos  
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) regressa a Tavira, após mais de 20 anos. No dia 31 de outubro, pelas 21h30, a companhia apresenta-se, no Teatro Municipal António Pinheiro, com o espetáculo Quatro Cantos num Soneto e Minus 16. São duas criações distintas que celebram a dança contemporânea e a ligação entre arte, património e literatura.

PUB

Conforme revela a Câmara de Tavira em nota enviada ao Algarve Primeiro, a primeira peça, Quatro Cantos num Soneto, é uma criação de Fernando Duarte, estreada em julho de 2025, em coautoria com bailarinas da Companhia Nacional de Bailado. A obra constitui uma homenagem coreográfica ao poeta Luís de Camões, no ano em que se assinalam 500 anos do seu nascimento. Inspirada na poesia camoniana, "esta peça propõe uma fusão entre a linguagem literária e o movimento contemporâneo, integrando o espaço patrimonial como elemento da narrativa coreográfica", regista a nota. 

A segunda, Minus 16, de Ohad Naharin, é uma das suas peças de maior referência. "Marcada pela ousadia, energia física e espírito imprevisível, esta criação desafia o público e celebra a vitalidade da dança em todas as suas formas", lê-se no documento.

Este espetáculo surge no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Tavira e o OPART – Organismo de Produção Artística, onde se insere a Companhia Nacional de Bailado. 

Bilhetes à venda na bilheteira do teatro e na BOL.