Economia

Complexo de Piscinas Municipais Descobertas de São Brás de Alportel renovadas e acessíveis

O Município de São Brás de Alportel procedeu no último sábado, 3 de agosto, à cerimónia de apresentação pública da obra de requalificação do Complexo de Piscinas Municipais Descobertas, integrado no Espaço de Lazer e Animação do Jardim da Verbena.

PUB
 
No momento simbólico que contou com a presença de um conjunto de personalidades, foi prestada homenagem pelo atual Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro a António José Bica, já falecido, antigo Presidente da Câmara Municipal, e responsável pela edificação deste equipamento, que abriu pela primeira vez as suas portas ao público a 1 de junho de 1989.
 
Vitor Guerreiro salientou que “passados 30 anos, as Piscinas Municipais Descobertas continuam a fazer parte da vida dos são-brasenses e consistem num forte atrativo para a zona histórica, cativando anualmente cerca de 30.000 utilizadores de todo o Algarve. Este investimento atual dignifica toda esta zona de desporto e lazer e eleva uma vez mais o património são-brasense e a nossa memória comum.”.
 
Segundo explica nota do Município, decorridas algumas intervenções de manutenção e modernização ao longo de 3 décadas, a nova requalificão "permitiu dotar o complexo das condições necessárias para dar resposta às necessidades atuais de um equipamento de desporto e lazer".
 
Os trabalhos incidiriam em toda a estrutura, tanques de água, instalações de reciclagem, circulação de água, integrando ainda melhorias nos espaços verdes envolventes e a adaptação de todo o complexo a pessoas com mobilidade condicionada.
 
A requalificação do complexo de Piscinas integrou um projeto mais vasto de valorização do espaço de lazer e animação do Jardim da Verbena. A intervenção contemplou a construção de uma rampa acessível de interligação entre o Jardim da Verbena e as Piscinas Municipais Descobertas, a construção de uma pérgula, a instalação de mesas de jardim adaptadas a utilizadores com mobilidade condicionada, entre outras melhorias.
 
A obra dá continuidade ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) que o Município de São Brás de Alportel tem e curso no Centro Histórico, no âmbito do Plano de Revitalização do Centro Histórico, representando um investimento de 265.574,86€, cofinanciado a 65% por fundos da União Europeia.