Sociedade

Comunidade energética escolar de Salir em terceiro lugar no concurso Energy Up

 
A Escola EB2,3 Professor Sebastião Teixeira de Salir, concelho de Loulé, alcançou o terceiro lugar no concurso Energy Up como reconhecimento pelo trabalho realizado no seu projeto de criação de uma comunidade energética escolar.

Em nota enviada à comunicação social, a Câmara de Loulé explica que a iniciativa, promovida pela Fundação GALP, aberta a todas as escolas do ensino básico e secundário de Portugal, pretende distinguir os estabelecimentos de ensino que têm investido na sustentabilidade da comunidade escolar, "nomeadamente através da criação de projetos ligados à energia que trazem impacto real à sociedade e que desafiam os alunos a serem parte ativa desta missão".
 
A Escola de Salir, que faz parte do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, irá assim receber um prémio monetário no valor de 1000 euros para apoios, e ainda uma sessão de sensibilização ambiental dinamizada pela Quercus.
 
A Comunidade Energética Escolar de Salir é um projeto desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, incidindo sobre a sensibilização e promoção da transição energética e a descarbonização do parque escolar através da produção fotovoltaica para autoconsumo. O júri considerou este trabalho muito completo, pela sua génese e capacidade de ser extrapolado para outros equipamentos escolares, regista a mesma nota da autarquia.
 
Para os responsáveis do Município de Loulé, «este prémio é bem ilustrativo do aspeto inovador deste projeto que, desenvolvido por uma comunidade escolar em plena serra algarvia, está a ter notoriedade no restante território nacional e a ser um exemplo de boas práticas no que à eficiência energética diz respeito».
 
Das cerca de 60 candidaturas, referentes a agrupamentos escolares de todo o país, das quais 7 no Algarve, o primeiro lugar foi atribuído ao projeto SmartAir, apresentado pelo Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, relacionado com a promoção da mobilidade sustentável.
 
Já na segunda posição ficou o projeto Árvores Solar, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, em Viana do Castelo, que consiste na criação de um banco de jardim, instalado na escola, que permite o carregamento de dispositivos eletrónicos com recurso a energia solar.
 
Foram ainda distinguidos mais dois projetos: O Futuro Está no Presente, promovido pelo Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, e o Luz Verde, do Instituto Nun"Alvres, em Santo Tirso.
 
A Fundação GALP conta como parceiros nesta iniciativa com a APA, ADENE, DGEG e DGE e Quercus.