Sociedade

Comunidade escolar de Portimão mais preparada para lidar com situações de risco

Fotos - CM Portimão
Fotos - CM Portimão  
Durante este ano letivo, a comunidade escolar do concelho, foi sensibilizada para diversas áreas ligadas à proteção civil e incitada à partilha de valores e ideais de resiliência.

PUB
Iniciado em outubro do ano passado, o programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” realizou diversas ações de sensibilização nas escolas do ensino público e privado do concelho de Portimão, além de visitas de estudo ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde está instalado o Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão.
 
O programa foi implementado em Portimão em 2014 e, segundo a autarquia, só este ano letivo realizou 229 ações de sensibilização, que abrangeram mais de 13.000 alunos e cerca de 600 docentes e não docentes, desde o ensino pré-escolar ao secundário.
 
As ações de sensibilização efetuadas foram adaptadas a cada nível de ensino, tendo sido abordados aspetos como a utilização do número 112, o pedido de socorro, as matérias perigosas, os riscos naturais e tecnológicos da região, o suporte básico de vida, os riscos ferro-rodoviários e a defesa da floresta contra incêndios e exercícios em algumas escolas.
 
 
Regista nota da autarquia que, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, (SMPC) contou com os apoios do Gabinete Técnico Florestal e da Equipa de Sapadores Florestais do Município, do Corpo de Bombeiros de Portimão, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Infraestruturas de Portugal, bem como da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Marítima Nacional.
 
A nível de exercícios à escala real, a autarquia destaca a participação no exercício internacional NEAMWave’23 e na 11.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”.
 
No próximo ano letivo, o SMPC irá manter o mesmo programa sensibilização. O objetivo é ultrapassar a barreira de uma década caracterizada por atividades "em prol da sensibilização e informação a todo o universo escolar do concelho, nas temáticas da proteção civil e da partilha de valores e ideais de resiliência junto da comunidade estudantil", lê-se na nota.