Sociedade

Concelho de Aljezur com dois incêndios ativos

O concelho de Aljezur regista nesta segunda-feira, dois incêndios ativos, na freguesia de Odeceixe e outro na freguesia de Bordeira.

PUB
Relativamente ao fogo que lavra na freguesia de Bordeira, a sul do concelho, fonte da Proteção Civil avançou ao Algarve Primeiro, que o alerta foi dado às 14h12, onde estão a esta hora 53 operacionais apoiados por 15 veículos. Ao fim da tarde estavam mobilizados 4 meios aéreos, dois helicópteros ligeiros de combate a incêndios e dois aviões. 
 
A mesma fonte confirmou que não há habitações em risco e que o combate está a evoluir favoravelmente, «todas os esforços têm sido feitos no sentido de alterar a direção do fogo, por forma a proteger as habitações», esclareceu a Proteção Civil.
 
Na parte norte do concelho, a Freguesia de Odeceixe também está a ser afetada pelo incêndio de Odemira, que ainda não está dominado e que não tem dado tréguas aos bombeiros.
 
Entretanto, a agência Lusa confirmou que cerca de 1.400 pessoas foram já “deslocadas de forma preventiva” devido ao incêndio que deflagrou no sábado em Odemira e que durante a tarde de hoje avançou 1.257 hectares por hora, segundo a Proteção Civil.
 
Num ponto de situação aos jornalistas pelas 19:30, no posto de comando em São Teotónio – freguesia onde o fogo rural teve início, na zona de Baiona -, o comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Ribeiro, referiu que foram também deslocados 125 animais e que 22 pessoas receberam assistência médica, todas em “situações de menor gravidade”.
 
Destas 22 pessoas, quatro (três bombeiros e um civil) foram atendidas em contexto hospitalar e 18 (14 bombeiros e quatro civis) foram assistidas no local.
 
Em causa estiveram casos de fadiga e ansiedade, especificou.
 
Segundo José Ribeiro, o combate às chamas - que hoje à tarde entraram em Odeceixe, no concelho de Aljezur - tem sido feito em “condições muito difíceis”, devido à rotação e à intensidade do vento.
 
“A taxa de expansão do incêndio entre as 12:00 e as 17:00 foi de 1.257 hectares por hora e temos nesta fase uma área de interesse do teatro de operações na casa dos 6.700 hectares”, afirmou.