Sociedade

Concelho de Faro integra Rede Solidária do Medicamento

Foi aprovado, por unanimidade, na reunião de câmara desta semana, um protocolo de colaboração para a implementação do “Programa Abem” no concelho de Faro.

PUB
 
A Câmara Municipal será a entidade referenciadora na identificação e avaliação socioeconomicamente dos agregados elegíveis, à Associação Dignitude, para que sejam emitidos os respetivos cartões de beneficiários e possam usufruir desta medida social, explica nota da autarquia, enviada à comunicação social.
 
Neste âmbito, a edilidade compromete-se ainda a desenvolver esforços no sentido de divulgar, dinamizar e envolver a sociedade civil e o tecido empresarial para os objetivos do programa, assumindo, em cooperação com a IPSS Dignitude, a angariação de fundos para a execução do programa no concelho.
 
Incluem-se como potenciais beneficiários todos os indivíduos em situação de carência económica no geral, ou decorrentes de situações de desemprego repentino ou ainda de confronto com doença incapacitante, entre outros casos.
 
O “Programa Abem:Rede Solidária do Medicamento” é uma iniciativa da IPSS Dignitude, entidade responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do referido programa, destinado a todos os cidadãos que, em Portugal, se encontrem numa situação de carência económica que os impossibilite de adquirir medicamentos comparticipados que lhes sejam prescritos por receita médica.
 
Para a concretização deste protocolo a Câmara Municipal de Faro assume o valor de 100 euros de comparticipação por cada beneficiário identificado, sendo o restante valor suportado pelo “Programa Abem”.