Desporto

Concelho de Lagoa novamente distinguido como «Município Amigo do Desporto»

 
Lagoa é mais um concelho algarvio distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto” relativo ao ano de 2020.

O galardão é um processo de reconhecimento público do modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo, que visa distinguir as boas práticas das autarquias ao nível da gestão desportiva, nomeadamente através da partilha de conhecimento, formações, publicações, seminários e programas estratégicos. 
 
Centrado na intervenção municipal na área das atividades físicas e do desenvolvimento desportivo, este programa avalia também os resultados obtidos pelos Municípios, contando com o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
 
Em nota de imprensa, o município diz que a aposta no desenvolvimento desportivo municipal, está ancorada em três grandes eixos estratégicos; I Eixo – Desporto para Todos, II Eixo – Desporto de Competição e o III Eixo – Lagoa Acolhe grandes Eventos. 
 
«Esta, para além de ser uma distinção que muito nos honra é a confirmação do excelente trabalho realizado, nos últimos anos, e que afirma o concelho de Lagoa como um modelo de excelência na área do desporto. Encaramos o desporto como elemento dinamizador da saúde, da educação, da sociabilização e da criação de valor para os cidadãos e para as comunidades desportivas», congratulou-se Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa, aquando da receção do prémio.
 
Apesar dos condicionalismos, impostos pela situação de pandemia, durante o ano de 2020 a Câmara de Lagoa reforça na mesma nota, que continuou a investir no desporto, nomeadamente "ao nível dos apoios concedidos aos agentes associativos do concelho, na intervenção em instalações desportivas municipais, bem como na projeção de futuros equipamentos que vão ao encontro das necessidades do concelho". 
 
O Município de Lagoa anunciou ontem que se prepara para celebrar, nos próximos dias, contratos-programa com as coletividades e agentes desportivos do concelho. A verba incorporada no Orçamento Municipal, por via da primeira revisão orçamental aprovada pela Assembleia Municipal em 24 de fevereiro, torna possível avançar com estes apoios ainda no primeiro trimestre do ano, esclarece a edilidade.