O concelho de Lagoa acordou hoje em festa para comemorar os 250 anos de existência.
A cerimónia iniciou-se com o hastear da bandeira junto ao edifício da Câmara Municipal de Lagoa, numa ato público, mas mais intimista, que contou com a presença dos trabalhadores do município, do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, dos membros da Assembleia Municipal, do presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, o presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo e dos representantes da União das Freguesias de Estômbar e Parchal e da Junta de Freguesia de Porches, das entidades oficiais e das comitivas das cidades com quem Lagoa tem protocolo de geminação.
O funcionário mais antigo da autarquia, hasteou a bandeira dos 250 anos de criação do concelho ao som do Hino da Alegria, conta nota de imprensa da edilidade.
Depois da cerimónia protocolar, foi dado início à pintura de um mural, na lateral do edifício da Câmara Municipal, alusivo às comemorações. Posteriormente, foi apresentado e colocado online o novo portal do município.
Durante todo o dia, realizou-se uma arruada pelo concelho, com a banda “Tocá Rufar”, acompanhada por um porta estandarte levado por cidadãos em representação das associações do concelho e da sociedade civil. A arruada teve início pelas 09h15 junto ao edifício principal da Câmara Municipal, saindo para as ruas de Lagoa, tendo passado por Porches, Praia do Carvoeiro, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e Ferragudo.
A Arruada termina no final da tarde, junto ao Auditório Municipal Carlos do Carmo, com a cerimónia de abertura das comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa 1773-2023.
Lagoa vai estar em festa durante um ano, tendo preparoado um vasto programa que assinala a efeméride.